Dois cães negligenciados foram salvos na passada quinta-feira, 16 de outubro, graças à denuncia de populares e à intervenção da GNR. Os animais estavam numa casa devoluta, sem acesso a comida ou água, num estado de magreza extrema e com sinais de maus-tratos, tendo sido resgatados e encaminhados para uma associação local.
O caso decorreu em Mangualde, no distrito de Viseu, onde várias pessoas se aperceberam da presença dos cães no local em Santa Luzia, adianta o canal Now. A situação chegou ao conhecimento da GNR (Guarda Nacional Republicana) na quarta-feira, que ao final da tarde enviou uma patrulha para verificar o estado dos patudos.
As autoridades confirmaram a desnutrição e desidratação de que os cães sofriam, mas não os resgataram no mesmo dia “por questões de segurança”. Os animais foram retirados do local na quinta-feira à noite pelo detentor, que se comprometeu a comparecer com ambos na esquadra para que os patudos fossem avaliados pelo veterinário municipal. O dono faltou ao encontro, e os animais foram dados como desaparecidos.
No mesmo dia, uma residente em São João de Lourosa, a cerca de 17 quilómetros de Mangualde, alertou para o aparecimento de dois cães debilitados perto de sua casa. A GNR deslocou-se ao local e recolheu os cães, que foram avaliados e encaminhados para a Grumapa, uma organização local de resgate e reabilitação de animais.
O homem foi acusado do crime de maus-tratos a animais de companhia devido à falta de alimentação e ao abandono. Contudo, o mesmo afirmou não ser responsável por nenhuma das alegações.
Nas imagens captadas pela estação televisiva, é possível testemunhar o entulho espalhado pelo espaço onde os animais eram mantidos, bem como o estado de magreza em que estavam. Ainda assim, mostraram-se curiosos com a presença dos jornalistas, que receberam com caudas a abanar e orelhas erguidas.
A PiT contactou a Grumapa, que explicou não poder adiantar informações sobre os animais, uma vez que o processo está com o Ministério Público.
Carregue na galeria para conhecer o caso de Lelo, um Galgo que foi resgatado pelo IRA, esquelético e com uma ferida abdominal.














