Animais

Dolly foi encontrada na autoestrada. E pediu ajuda para resgatar 16 filhotes

A cadela levou a salvadora até o local onde as crias estavam escondidas. "Ela salvou-lhes a vida", partilhou a voluntária.
Alguns bebés não eram seus.

O amor de mãe não se discute. Seja qual for a espécie, grande parte das mamãs está sempre pronta para dar a vida pelas crias — mesmo com medo. É este o caso de Dolly, uma cadela que foi encontrada sozinha numa autoestrada na cidade de Moore, no estado norte-americano de Oklahoma.

Mitzi Brogdon, fundadora da Street Dog Rescue & Recovery, uma associação de resgate animal, havia acabado de resgatar outro cão quando se deparou com Dolly. Onde cabe um, cabem dois, e a voluntária não podia deixá-la para trás. Aproximou-se com cuidado, mas surpreendeu-se quando a cadela mostrou-se extremamente meiga a à procura de carinho. Porém, logo percebeu que não era só isso que queria.

Dolly começou a indicar um caminho para fora da autoestrada e Mitzi resolveu seguí-la. “Ela começou a andar em direção a um trilho que levava até a torre de telecomunicações e foi quando vi todos os filhotes a saírem de trás de um tronco de árvore caído”, disse a voluntária ao site de animais “The Dodo”.

Um, dois, três, quatro… Mitzi começou a contá-los, mas logo se perdeu. Foi só quando todos estavam do lado de fora que conseguiu totalizar 16 bebés. Embora trabalhe como voluntária há vários anos, não conseguiu esconder a surpresa. “Estou acostumada a ver cães em todo o lado, mas tantos de uma só vez foi um choque”, partilhou.

A voluntária depois percebeu que as crias eram de três ninhadas diferentes e que Dolly estava a cuidar de filhotes que não eram dela. Ainda assim, a cadela fez de tudo para os manter seguros. E embora não seja possível saber como conseguiram sobreviver sozinhos, uma coisa é certa: não teriam conseguido sem ela.

Segundo a voluntária, todos os filhotes socializavam-se bem com outros animais e humanos, o que indicava que provavelmente tiveram uma família e foram abandonados juntamente com a patuda.

Mitzi recebeu a ajuda de outros quatro grupos de resgate — Forever Yours Dog Rescue, 405 Animal Rescue, The Fuzzy Friends Fund e Safe Haven Animal Rescue — para acolher os filhotes. As crias estão agora à procura de famílias de acolhimento temporário (FAT), onde ficarão em observação e e serão vacinadas antes de estarem disponíveis para adoção.

Já Dolly, está pronta para ter uma família. Embora vários adotantes já tenham mostrado interesse nos bebés, Mitzi está a fazer apelos nas redes sociais para que a cadela encontre um lar. “Ela está oficialmente pronta para adoção. Foi ela que lhes salvou a vida. Se não os tivéssemos encontrados, teriam sido atropelados”, frisou. 

Carregue na galeria para conhecer Dolly e as 16 crias.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT