Animais

Encontro de Golden Retrievers junta centenas de cães da raça — e alguns impostores

Houve quem levasse um Galgo com um fato de leão e até um rafeiro com uma peruca loura. Todos acabaram por se divertir.
São adoráveis.

A cidade de Golden, no estado norte-americano do Colorado, voltou a iluminar-se. E desta vez, sem chuva e queda de neve. Depois da caótica edição de 2024 do “Goldens in Golden”, o evento que junta centenas de cães Golden Retrievers e as respetivas famílias voltou a realizar-se este ano e contou com bom tempo, sol e alguns patudos impostores.

Vários amantes da raça conduziram e até chegaram a apanhar um avião em direção à festa destinada aos patudos. “É uma mistura maravilhosa de pessoas e cães, e adoramos celebrar o Dia Nacional do Golden Retriever aqui”, disse Robin Fleischmann, o gestor de desenvolvimento económico da cidade ao canal televisivo “Denver 7”. “Este evento não só traz alegria à comunidade, como também apresenta as pessoas a Golden”.

O objetivo do “Goldens in Golden” vai além de juntar cães e amantes da raça — quer também promover o comércio local. E não há melhor forma de o fazer do que através da organização de um evento destinado aos animais.

Embora a iniciativa tenha sido criada para celebrar os Golden Retrievers, a organização sempre avançou que “ninguém pede o bilhete de identidade” — os animais só precisam de ser bem comportados. E houve quem levasse a afirmação a sério.

Este ano, vários vídeos de cães impostores tornaram-se virais no TikTok. Um Galgo, por exemplo, vestiu-se de leão para se infiltrar entre os Golden Retriever. Já um cão rafeiro com uma peruca loura encantou toda a gente que o viu. Por fim, um Pibtull apareceu com uma placa em que se lia: “Identifico-me como um Golden”.

@shelbyfwilkening Imposter at Goldens in Golden 😂 #goldensingolden #golden #colorado ♬ original sound – A

O “Goldens in Golden” acontece desde 2015 e tem também um cariz solidário. Todos os participantes podem fazer donativos para Golden Retriever Rescue of the Rockies, uma associação dedicada ao resgate de cães da raça e não só.

Anualmente, a Escócia também recebe uma festa para celebrar os patudos na Guisachan House, onde terá nascido a primeira ninhada de Golden Retriever do mundo. O evento, que ocorre anualmente, é organizado pelo Golden Retriever Club of Scotland e em 2023 juntou tutores e animais de mais de 12 países, como Itália, Croácia, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.

Os primeiros exemplares surgiram em 1908. Já 17 anos depois, os Golden Retrievers foram registados na American Kennel Club, um dos maiores clubes de registo genealógico de cães de raça pura do mundo. Hoje, são um dos cães mais adorados a nível global e destacam-se pela pelagem dourada — seja esta clara ou escura —, pela meiguice e pelas habilidades de caça, além de serem ótimos nadadores.

Nas últimas décadas, muitos também entraram para a história. É o caso de Spencer, a mascote oficial da Maratona de Boston que morreu em há cerca de um ano e Ricochet, a cadela que ajudava os miúdos a superarem o trauma através do surf.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a edição de 2025 do “Goldens in Golden”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT