Demorou, mas a reforma de Ernie finalmente chegou — mais vale tarde do que nunca. Nos últimos 30 anos, a Coruja real africana, também conhecida como Bufo-de-verraux, foi a principal “guardiã” do Castelo de Warwick, localizado em Warwickshire, no Reino Unido. Agora, após fazer mais de 20 mil voos, a ave vai descansar e aproveitar o parque nacional de Yorkshire Dales ao lado da Hawk Experience, uma associação que organiza apresentações de aves.
Para celebrar a reforma, Ernie fará os seus últimos voos no feriado da Páscoa. A coruja foi treinada para sobrevoar os arredores do castelo inglês duas vezes por dia, diariamente. E sempre foi um funcionário “muito querido por todos”, avançou Liam Bartlett, o responsável geral do castelo ao jornal “Dereham Times”. Os bilhetes para a entrada no espaço custam 27 libras (cerca de 31€, à taxa de câmbio atual) por pessoa.
“Ele tem uma personalidade muito forte. Gosta de fazer freestyle nas suas apresentações e é teimoso, mas é também por isso que o adoramos tanto”, partilhou o responsável. “Estamos entusiasmados por ele passar os seus anos dourados no deslumbrante Yorkshire Dales com outros amigos emplumados”, acrescentou.
Na data em que assinala o fim de uma carreira excecional de três décadas, será também celebrado um novo início: Bernie, uma coruja-bebé de seis meses, vai seguir os passos de Ernie e fará o seu primeiro voo pelas torres do castelo em breve.
Os Bufos-de-verraux tendem a ser os maiores indivíduos do seu grupo animal e são facilmente identificados por serem os únicos com as pálpebras rosa. Quando abertas, as aves de Ernie têm um comprimento de 1.65 metros. Outra particularidade que os tornam ótimos guardiões é o facto de não terem predadores naturais e serem ótimos caçadores — comem tanto mamíferos pequenos, como macacos e ouriços, quanto répteis, peixes e sapos.
A seguir, carregue na galeria para conhecer Ernie e Bernie.