Animais

Esperança. Esta ovelha foi atropelada e salva, mas continua a lutar pela vida

Esperança foi resgatada pelo santuário Quinta do Simba, depois de ser encontrada a sangrar da boca, com o maxilar partido.
Está em recuperação.

A capacidade para sentir dor, tristeza, amor e conforto são alguns dos principais aspetos que nos unem enquanto seres, seja qual for a espécie, e por isso todos merecem uma oportunidade para a vida. É esta a crença que move Tiago Cabral e Vagner Alves, donos do santuário Quinta do Simba, em Arruda dos Vinhos, que não conseguiram virar costas a Esperança, uma ovelha ferida, que depois de resgatada luta pela vida após uma operação dolorosa.

Tiago Cabral conta à PiT que recebeu uma chamada que o alertava para a presença da ovelha à beira da estrada. “Inicialmente, recusámos ir buscá-la. Esta zona tem muitos rebanhos, e é comum algumas ovelhas separarem-se”, explica. Uma nova chamada acrescentou que o animal “tinha o maxilar a sangrar bastante e que devia ter sido atropelada”. “Aí sim, fomos lá buscá-la”, adianta. 

O responsável do santuário esclarece que Esperança não tentou sequer fugir com a presença de pessoas. “Ela basicamente não se movia”, diz. “Estava super ofegante, com os olhos muito esbugalhados e completamente paralisada. Víamos o maxilar inferior completamente fora do sítio”. 

A ovelha foi levada para o veterinário no mesmo dia, a 4 de janeiro, onde o médico presente realizou um exame de toque e confirmou que o maxilar estava partido. “Acabou por ser operada na segunda-feira da semana passada, por que não consideraram a operação urgente.” lamenta Tiago.

O responsável explica que os animais ruminantes não podem estar sob o efeito de anestesia durante muito tempo, pelo risco de que o estômago pare de funcionar. Por isso, “o veterinário não fez um raio-x antes da operação”, pelo que a extensão dos danos não era conhecida. “A nível cirúrgico, correu tudo tão bem quanto possível, mas o que foi encontrado era pior do que o que tinha sido inicialmente previsto”, conta Tiago Cabral. “Os ossos do maxilar estavam muito fragmentados – a recuperação vai ser difícil”, esclarece.  

Completa a operação, Esperança permanece internada, e ainda não consegue comer. Tiago e Vagner não perdem o ânimo, mas reconhecem que a situação é delicada. “Os animais ruminantes têm de comer com muita frequência para manter o sistema digestivo a funcionar, caso contrário podem mesmo morrer”, explica Tiago. “É rezar para que ela volte a comer, por que será o único impedimento de a manter viva. Segundo o médico ela está 100% saudável tirando isto”, acrescenta.

O responsável pelo santuário revela ainda a frustração que sente face à falta de cuidados especializados e de consideração do valor da vida destes animais. “O médico não tinha experiência em operar animais de gado, mas a verdade é que ninguém tem. Para a maior parte das pessoas, uma ovelha não tem valor suficiente para justificar este tipo de cuidados”, lamenta. Além disso, conta que a proposta de operar o animal chegou com relutância. “Perguntou se valeria a pena. Como se por ser uma ovelha não valesse a pena investir o tempo e o dinheiro. Dissemos que são muito raras as situações em que não tentamos”, diz Tiago. 

Percorra a galeria para conhecer a ovelha resgatada e alguns dos animais de gado que já vivem no santuário.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT