Os animais de estimação marcam a sua presença entre as famílias durante os festejos de Natal. Cães, gatos, e até vaquinhas e porcos já demonstraram a alegria que os enfeites natalícios causam, seja qual for a espécie. Os répteis não podiam ficar de fora, e agora é a vez dos Dragões Barbudos mostrarem que podem ser tão amáveis e festivos como os amigos peludos.
Os Dragões Barbudos conquistaram o seu próprio cantinho da Internet, onde são estrelas em vídeos que documentam as suas brincadeiras, particularidades, e cuidados. Durante a época natalícia, a temática está presente, e os lagartos são igualmente entusiastas no que toca às decorações. O hábito de trepar às árvores dos gatos é já conhecido pelos tutores de felinos, e Ruby quis entrar na moda.
@ambercheek3 Ruby wants to be in the Christmas tree everyday. #reptilelife🦎🐍🦎🐍 #beardeddragonadventures #beardeddragonsoftiktok #beardeddragonlife #reptilelife🦎🐍🦎🐍
José Gil, dono da loja de animais exóticos Fixexotic, tem répteis “desde os 12 anos”, e o primeiro foi um Dragão Barbudo. Cresceu a aprender sobre animais e a trabalhar com eles, e conta à PiT que os estes lagartos são um dos répteis mais populares para quem procura exóticos, justamente pelo seu temperamento dócil e vontade de passar tempo com os tutores. “São muito populares”, afirma, sobretudo para quem procura um réptil pela primeira vez. “Há pessoas que procuram répteis por que não dão tanto trabalho e não requerem tanta manutenção e atenção como um cão ou um gato, e um dragão barbudo permite dispender de menos tempo, mas continua a ser dócil”.
Os Dragões Barbudos são uma espécie natural do deserto australiano, e “é um animal que já existe em cativeiro há muito tempo”, o que permitiu que se habituasse aos humanos. Além disso, o interesse em domesticar os primeiros lagartos desta espécie começou pelo temperamento que os animais selvagens já apresentavam. “Foram escolhidos há muito tempo mesmo porque na natureza costumam ser animais dóceis”, explica José Gil.
@maditowner My boy 🥰 #beardeddragon #beardedbeauty #lizardking #herecomestheboy #fypage #citrusdragon #babylizard
São animais com um cuidado relativamente simples, e com um tamanho facilmente acomodável. “Sem contar com a cauda, ficam com um máximo de 50 centímetros de comprimento”. Os adultos precisam de um terrário com “um mínimo de 80 centímetros de comprimento, por 50 de largura e 50 de altura”, explica o dono da Fixexotic, ressalvando que “quanto maior, melhor”.
A temperatura dentro do terrário deve ser alta, “sempre acima dos 30 graus, já que são uma espécie do deserto”, e “a humidade deve ser o mais baixa possível”. Apesar do deserto ser marcado por paisagens arenosas, a areia não é o substrato ideal, já que “pode ser ingerida quando comem”. Em vez disso, é utilizada fibra de coco.
Os Dragões Barbudos bebés comem “maioritariamente alimento vivo, como grilos, baratas e um tipo de larvas chamadas zophoba”. À medida que crescem, passam a comer mais vegetais, até serem adultos, e então “passam a comer vegetais todos os dias”. Estes lagartos “costumam ir buscar a água aos alimentos”, já que “na natureza não costumam encontrar água”, mas, em cativeiro “devem ter água disponível”.
Percorra a galeria para saber mais sobre os Dragões Barbudos.














