Animais

Esquilo bebé é adotado por galinha após se perder da família — até dorme debaixo dela

O filhote ficou sozinho e partiu à procura de uma cuidadora. Encontrou-a num galinheiro e ficou lá a viver várias semanas.
Está a recuperar.

Há quem diga que mãe é quem cuida e que no coração de uma, cabe sempre mais um. No reino animal, são várias as histórias que vemos de bebés órfãos adotados por outros progenitores ou até mesmo por indivíduos de outras espécies. Algumas não causam tanto espanto — como aqueles de gatos adotados por cães — mas outras surpreenderem qualquer amante de animais. E esta é uma delas.

Um filhote de esquilo-vermelho foi adotado por uma galinha na Escócia depois de se perder da própria família. Os voluntários da Scottish Society for Prevention of Cruelty to Animals (SSPCA), a maior organização de resgate animal no país, acreditam que o pequeno tenha ficado sozinho e partido em busca de uma nova progenitora.

Num galinheiro de uma quinta na região de Tayport, no Condado de Fife, a cria encontrou o que procurava numa das galinhas. “Ele provavelmente perdeu-se e buscou calor e conforto na ave”, disse Beth Galbraith, uma das funcionários da SSPCA, em comunicado citado pela BBC. “E ela não se importou com a nova chegada à família”.

Houve um dia em que o dono da propriedade apercebeu-se da presença do esquilo após ver um pequeno rabo a sair debaixo da galinha. Quando a levantou, encontrou a cria que chegou a passar “várias semanas” a dormir com a ave.

Com medo de que o mamífero não sobreviesse, contactou a organização para ir resgatá-lo. “Ele estava muito magro e desidratado”, recordou Beth, acrescentando que a cria está agora no centro de reabilitação de vida selvagem da instituição a receber todos os cuidados de que precisa.

“É uma história de resgate bastante invulgar, mas também adorável”, confessou. O bebé ficará sob os cuidados da organização até se recuperar por completo. Em seguida, será devolvido à natureza onde vai poder ter a própria família.

A estranha dupla não é um caso único no reino animal. Em 2007, uma raposa bebé criou um forte laço com uma cria de coruja no Centro de Resgate de Heronfield, em Inglaterra, após ambos terem sido atacados por um bando de aves predadoras. Na passada semana, num santuário animal na cidade inglesa de Whitby, outro filhote de raposa foi adotado por duas possuns fêmeas após ser abandonada pela família. 

Carregue na galeria para conhecer as improváveis famílias.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT