Animais

Esta cadela colorida foi resgatada depois de ser deixada ao calor com os nove bebés

A temperatura corporal da patuda chegou a atingir os 40 graus. Recuperou completamente, e espera um lar definitivo.
Foi resgatada.

As particularidades do caso de Rainbow Brite estão a captar as atenções nas redes sociais por diferentes motivos. Por um lado, o visual da patuda é inesperado — manchas de leopardo preenchidas com cores divertidas, que chegam a incluir um coração na cabeça. Por outro, estava amarrada com os seus nove bebés, sem água, e debaixo do sol, com os termómetros a marcar 37 graus.

A cadela e os cachorros estão ao abrigo da Humane Society do estado do Arizona, nos Estados Unidos da América, por quem foram resgatados a 29 de maio, avança a NewsWeek. A associação recebeu um pedido de ajuda de um vizinho, que dava conta da presença dos animais numa casa na cidade de Pheonix, no mesmo estado, e que avançou que a mãe “estava presa com uma trela curta num quintal ao sol e sem água”, adianta Joseph Casados, porta-voz da organização.

O padrão da cadela foi o primeiro aspeto que chamou a atenção da equipa. Contudo, foi o estado em que os animais se encontravam que mereceu a maior preocupação. “Não sabemos como ou quando é que ela recebeu as manchas, mas a condição em que ela estava quando os nossos Técnicos de Emergência Médica Animal chegaram indicava que precisava de ajuda”, afirmou o gestor das redes sociais.

O detentor da Pit Bull concordou confiar os cães à equipa, afirmando que “não conseguia continuar a cuidar deles”, e assim esperando que “tivessem uma nova hipótese de vida”, conta a associação online.

Os patudos foram levados para um hospital veterinário, onde os profissionais utilizaram toalhas molhadas para baixar a temperatura corporal de Rainbow Brite, que alcançava os 40 graus. “Ela estava abaixo do peso, o que é especialmente preocupante tendo em conta que é uma mãe a amamentar”, afirmou Joseph Casados.

A associação chegou mesmo a tempo, e espera que a mãe e as crias recuperem totalmente. Contudo, avança que o cenário poderia ter tido um fim trágico. “Rainbow Brite estava numa situação incrivelmente perigosa quando foi encontrada. Ser deixada na rua no sol de Arizona sem água e com bebés por cuidar, teria muito provavelmente levado a um resultado triste”, avança o responsável.

Assim que as crias estabilizaram, foram transferidas para a maternidade da Humane Society, e depois transferidos para famílias temporárias para que continuem a crescer saudáveis. Depois de esterilizados e vacinados, os bebés seguirão para adoções definitivas. Rainbow Brite despediu-se dos bebés, e está com uma FAT, onde começou a mostrar a sua verdadeira personalidade. 

A organização recorreu ao TikTok para expor o caso, utilizando o sucedido para sensibilizar o público sobre o perigo de deixar os animais ao calor — uma prática que explicam ser ilegal na cidade onde a patuda foi encontrada.”Rainbow tinha as suas manchas antes de a termos ido buscar, e eventualmente a tinta vai desaparecer, mas por agora ela vai deixar as pessoas na dúvida sobre se é parte leopardo”, escreve.

Carregue na galeria para conhecer a patuda e os bebés.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT