Colton foi a primeira a ser salva. A cadela mix de São Bernardo foi resgatada pela tutora Susan Klingenberg, de 51 anos, no início de 2014. Três anos depois, foi a vez do boi Bucket. “Alguns amigos estavam a fazer uma bucket list para cada ano e eu resolvi fazer uma também. Um dos pontos que escolhi foi salvar uma vida de um animal num leilão”, começa por contar à PiT. E foi isso que fez.
“Comecei a seguir alguns santuários e fui a um leilão local a pensar que iria salvar uma cabra, já que tinha outras na quinta. Mas os bezerros foram apresentados primeiro e entre eles, o menor de todos não recebeu qualquer licitação. Resolvi escolhê-lo e ele veio para casa comigo por 10 dólares”, recorda. O seu nome não poderia ser mais apropriado: Bucket de “bucket list”.
Poucos dias depois de chegar ao novo lar, Susan sentiu que “um laço especial” estava a formar-se entre o bezerro e a cadela. “Eles eram do mesmo tamanho e Bucket tinha acabado de ser retirado da sua mãe e enviado para um leilão com apenas um dia de vida, então ele precisava de uma companhia”, partilha. “Colton não apenas brincava com ele, mas também acalmava-o e deitava-se ao seu lado. Ela só queria estar com ele”.
Colton criou Bucket e, várias vezes, Susan recorda de ver o boi a agir como um cão. Corriam de um lado para outro em todo o espaço que tinham. Hoje, já estão “mais velhos” e já não têm tanta energia. “A amizade deles agora está mais madura. Eles não querem necessariamente brincar juntos, mas passam muito tempo juntos”, diz. Bucket tem cerca de 544 quilos e seis anos e Colton, está prestes a completar dez.

Desde pequena, Susan lembra de ser apaixonada pelos animais. E a paixão é genética. “Quando a minha mãe morreu, uma das últimas coisas que disse a ela foi que eu iria comprar uma quinta para nós”, recorda. “O meu amor pelos animais certamente veio dela e ela sempre quis ter um espaço assim”. Pouco tempo depois da sua morte, comprou um “pequeno terreno” em no estado norte-americano de Maryland.
“Na altura pensei em criar um abrigo, mas a minha família queria que eu ficasse por perto e eu sabia que o terreno não seria grande o suficiente”, explica à PiT. Porém, um ano depois de ter resgatado Bucket, tudo mudou. Susan comprou uma nova quinta no Estado da Virgínia, cerca de 245 quilómetros de distância de Maryland.
No novo espaço, resolveu dar início a um santuário: o Little Buckets Farm Sanctuary, batizado em homenagem ao boi. “Assim que resgatei Bucket, ele incentivou-me a criar o santuário”. O processo, porém, não foi fácil.
“Foi um pouco pesado pensar em mudar uma quinta cheia de animais, mas Bucket, Ripley e todos os outros pressionaram-me a fazê-lo. Cerca de seis meses depois de salvar Bucket, comecei a procurar um terreno e pouco mais de um ano depois, mudei-me e comecei o Little Buckets”. Na altura transportou 18 animais de um Estado para o outro e atualmente, já conta com mais do dobro.
Tem cerca de 50 animais e a cadela Colton cuida de todos eles
Além de Colton e Bucket, o Little Buckets tem agora cerca de 50 animais, entre cabras, vacas, bois, cavalos, burros, gatos e outros. “Costumamos chamar Colton de ‘encantadora de animais’ porque ela é muito especial não apenas com Bucket, mas com todos os animais que vivem na quinta”, conta-nos Susan Klingenberg. “Ela é extremamente acolhedora e incrível com os animais que resgatamos”.
Ao deixar os animais confortáveis, a cadela também ajuda Susan e os outros voluntários a cuidar deles. “É notório que Colton os faz sentir seguros, eles confiam nela. Ela passeia com todos e está sempre a cuidar deles”, partilha. “Deita-se com eles, dá-lhes beijinhos e até tenta chamá-los para brincadeiras”.
Entre os resgates mais recentes está Olive, um burro proveniente de condições de maus tratos. “Ela ajudou-o a ter confiança em nós. No início, ele só aproximava-se de nós se ela estivesse por perto. Ele confiava nela para dizer que estava tudo bem. Colton é verdadeiramente muito especial”, sublinha. No Instagram, a fundadora fez uma compilação de todos os companheiros que a cadela ajuda a cuidar.
View this post on Instagram
“Eles são os meus filhos e a minha família”
No início de 2022, quando o santuário completou quatro anos, Susan Klingenberg deixou o seu trabalho de gerente para se dedicar 100 por cento aos animais. Na altura trabalhava há cerca de 25 anos como administradora e consultora na AssuredPartners, uma empresa de seguros. E hoje, apesar de ter uma vida ocupada e “quase não dormir”, não poderia estar mais feliz.
Diariamente, conta com a ajuda de voluntários para cuidar do terreno e de todos os seus residentes. Estes estão disponíveis entre cinco e seis dias por semana, durante quatro horas por dia. Além deles, tem também o auxílio do irmão. “Sou muito grata a todos eles”, diz.
Pela manhã, partilha à PiT que tem uma rotina de cerca de um hora e meia para arranjar e alimentar os animais. Entre eles, estão as cabras Pisa e Tidbit, ambas com necessidades especiais. A dupla vive em casa com Colton e Cooper, o outro cão da quinta. “Faço muito coisa antes mesmo de sair de casa”, confessa.
Durante o dia, solta os animais nos diferentes campos do espaço. “Eu cuido de todas as redes sociais, arrecadação de fundos e trabalhos sem fins lucrativos, então normalmente passo algumas horas por dia a tratar disso”, realça. Durante a tarde, passa tempo com os animais e recolhe as crias Pisa e Tidbit para fazer a sesta.
Por fim, pela noite, recolhe os restantes animais numa rotina de cerca de uma hora e meia de duração. Quando todos já estão prontos para dormir, a fundadora volta a fazer os trabalhos nas redes sociais do santuário e a planear os dias seguintes. “É assim durante todos os 365 dias do ano, não importa como estou a sentir-me ou como está o tempo lá fora. Mas é muito gratificante e amo fazer tudo o que posso para os animais. Eles são os meus filhos e a minha família. A parte mais difícil é não poder salvar todos eles”.
Pode ajudar Susan e todos os animais do Little Buckets através de doações e compras de merchandise na loja online. Todos os residentes do espaço tem uma biografia no site oficial do santuário. Pode acompanhá-los através da página no Facebook e do canal no Youtube.
Carregue na galeria para conhecer Colton, Bucket e todos os seus companheiros a viverem no Little Buckets.