O dia a dia dos voluntários da causa animal é feito de dádiva, dedicação e amor. Mas, para ajudarem todos os patudos que têm a seu cargo, precisam também de fundos para poderem prestar-lhes todos os cuidados de que necessitam, desde abrigos acolhedores a uma boa alimentação, passando pelos tratamentos veterinários, vacinas e desparasitantes. E, na maioria das vezes, é difícil conseguir gerir todas as contas, já que os apoios públicos escasseiam. Por isso, muitos protetores procuram formas de angariar dinheiro para pagarem as faturas e, no caso da Associação de Amigos dos Animais de Tarouca, já estão à venda os calendários de 2025.
“Como manda a tradição, já temos mais um calendário 100% solidário. Desta vez são calendários de secretária, para 2025, com fotos de patudos que aguardam por uma família”, explica à PiT uma voluntária da associação. Quem estiver interessado, não só fica com um útil calendário para não se perder nos dias como também estará a ajudar os animais que esta associação do distrito de Viseu tem a seu cargo. Cada um custa 3€, acrescendo 1,5€ para os portes caso o envio seja feito por correio.
Associação de Tarouca ajuda os animais do canil
Nestes calendários de 2025 constam animais que estão no canil municipal e que a associação ajuda – e o Lupidoo, há tanto tempo à espera de ser adotado, também lá marca presença a anunciar o mês de setembro. “É uma forma de ajudar”, diz a mesma responsável à PiT. E para isso basta contactar a associação para encomendar.
Os dias, semanas e anos no canil de Tarouca vão passando com o rigor de uma zona que é muito quente no verão e bastante fria no inverno. Com a dureza de um local onde nunca há silêncio, onde nunca se tem uma noite totalmente descansada, com dezenas de cães dentro de boxes constantemente a ladrar. É por isso que o trabalho dos voluntários e protetores se reveste de uma importância ainda maior. São momentos em que há afagos personalizados, passeios e muitos abraços. Mas, para que também nada lhes falte, estes fundos angariados com a venda dos calendários são muito importantes.
Se puder, ajude a ajudar estes animais – muitos dos quais passam toda uma vida no canil, sem nunca serem adotados. Percorra a galeria e veja alguns deles, agora retratados no “cãolendário solidário” de 2025.