Animais

Este cão foi resgatado de dentro de um buraco que tinha sido tapado com uma palete

O patudo idoso estava preso há cerca de cinco dias. Está a recuperar na clínica da ComRaça e espera por uma família.
Foi resgatado.

Os cães de busca e salvamento desempenham um papel essencial, assegurando os resgates que os humanos não conseguem garantir. No caso do mais recente caso da ComRaça, o heroísmo teve início antes mesmo do treino ser concluído, quando um cão que era passeado pela equipa da Canisupreme cheirou outro patudo dentro de um buraco, permitindo o seu salvamento.

O patudo foi encontrado numa mata este domingo, 31 de agosto, depois de os treinadores do centro canino de Gondomar serem alertados para a presença do cão por um dos canídeos que era passeado de forma rotineira. Ana Pinto da Costa conta à PiT que o animal é idoso, e explica ter sido encontrado dentro de um buraco com uma palete por cima.

A líder da associação avança ter sido contactada pela escola de animais, com quem tinha colaborado durante os incêndios em Gondomar, para que o cão fosse acolhido e encaminhado para adoção.

O cão foi batizado como Valentino, e estava “esquelético”, e “cheio de fome e de sede”, tendo bebido “três gamelas cheias de água e comido uma cheia de ração”. A sua avaliação no veterinário revelou que estaria no buraco há pelo menos cinco dias — estimativa que foi apoiada nos “paus, terra e dejetos que tinha no estômago, que teve de comer para sobreviver”. O animal estava ainda “parasitado com pulgas e carraças”, e sofre com cataratas e lesões ósseas, que “tanto podem ser da idade como por falta de cuidados”. 

Valentino foi encaminhado para a clínica da ComRaça esta segunda-feira, 1 de setembro, onde ficará a recuperar a soro, e onde passou com distinção em todos os exames de saúde que fez. “Vai fazer também acupuntura com eletroestimulação, e receber muito amor e comida boa”, acrescenta a fundadora da organização. “Para a semana, se tudo se mantiver como está a correr, terá alta e estará pronto para entregar muito amor a uma nova família.”

Ana lamenta o abandono do cão, que diz ser “muito fofo”, e avança não saber se o buraco “foi feito de propósito ou se alguém deu com o buraco e o meteu lá dentro.”

Carregue na galeria para saber mais sobre Valentino.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT