Animais

Este cão já apagou mais de 500 incêndios. Recebeu agora a sua última medalha

Depois de 11 anos de serviço, o Labrador reformou-se como o cão bombeiro mais antigo do Reino Unido. E teve direito a festa.
Tem 12 anos.

Não foi a primeira, mas foi certamente a mais especial. Reqs, o cão bombeiro mais antigo do Reino Unido, recebeu a 42.ª medalha da Ordem de Mérito da People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA), uma instituição de caridade veterinária que disse que o prémio foi “uma homenagem adequada à sua vida de dedicação e trabalho duro”.

O Labrador de 12 anos reformou-se em julho mas foi agora celebrado numa celebração ao lado da tutora, Nikki Harvey. A comandante trabalha no serviço de bombeiros e resgate do condado de Hertfordshire, em Inglaterra, há 30 anos, e não escondeu a alegria ao ver o companheiro de uma década ser reconhecido pelo seu talento.

“Isso resume de forma magnífica todo o trabalho que ele tem feito ao longo dos anos e estamos muitos orgulhosos disso”, frisou, segundo citou a BBC. Nikki esteve ao seu lado desde o primeiro dia e, junta, a dupla esteve presente em mais de 500 incêndios. Reqs foi também essencial em diversas investigações.

Embora já esteja a aproveitar a reforma há quase cinco meses, o Labrador continua bastante ativo e ainda adora brincar com a sua bola de ténis. “Ele adora os seus brinquedos e ir em caminhadas longas”, referiu a comandante.

Nikki explica que para os cães de trabalho, tudo é feito com “base na recompensa” e, desde o início, a bola é o brinquedo favorito do cão bombeiro. Afinal, foi com esta que deu início aos treinos, ainda bebé. Depois, foi treinado para farejar líquidos inflamáveis. O patudo também é obcecado por comida e faz jus à cidadania britânica — não resiste a uma chávena de chá.

Durante a mais recente cerimónia, Jan McLoughlin, diretora-geral da PDSA, também elogiou o trabalho do Labrador. “A sua extraordinária devoção ao dever e ao serviço à sociedade foi demonstrada várias vezes sem conta ao longo da sua longa carreira”, frisou.

De seguida, carregue na galeria para ver algumas fotografias de Reqs, o cão bombeiro que entrou para a história.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT