Animais

Este Husky do Porto só recebia visitas dos donos a cada 15 dias. O IRA salvou-o

Os vizinhos garantiram a sobrevivência de Leão "descendo ou passando pelo muro a comida e água."
Já está a salvo.

Com dificuldade a andar, extremamente magro e debilitado. Foi assim que Leão, um cão aparentemente da raça Husky, foi encontrado pelo grupo de Intervenção e Resgate Animal (IRA) no Porto. Leão estava abandonado num terraço “cheio de dejetos, sem abeberamento, comida ou abrigo.”

Um vídeo do estado do animal foi enviado à organização de resgate que se prontificou de imediato para resgatá-lo. “O moradores alertam para a presença dos detentores intervalada de duas em duas semanas apenas, sendo os próprios vizinhos a garantirem a sobrevivência do animal descendo ou passando pelo muro a comida e água”, escreveu no Instagram

Como é habitual, o IRA entrou em contacto com o responsável do animal, que se deslocou até a habitação para permitir a entrada da equipa e verificação da saúde do cão.  “Dados os factos reunidos, foi solicitada a PSP para as diligências necessárias para processo crime por abandono de animal de companhia”, avançou.

Leão foi retirado da residência onde estava e transportado para uma clínica veterinária, onde já realizou alguns exames e está a receber o tratamento necessário. “Encontra-se agora internado para recuperação física, dado ao seu estado debilitado”, partilhou a organização.

O Husky tem o mesmo nome que um cão gigante resgatado também no Norte pelo IRA, no distrito de Vila Real, no passado 13 de outubro. O patudo foi salvo com outro canídeo da raça Sharpei, Kieno, e foi dos 43 aos 66 quilos, graças aos cuidados da organização de resgate. Foi descoberto que os então detentores viviam no Luxemburgo e um familiar ficou responsável pelos cuidados dos animais, que só eram alimentados “pontualmente”.

Tanto Leão (de Vila Real) quanto o companheiro resgatado foram adotados por famílias diferentes em dezembro, dois meses depois do resgate. A esperança é que o Husky tenha o mesmo destino.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre o resgate do Husky.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT