Travis é “um cão pequeno no corpo de um grande”. Pelo menos é assim que o tutor Robert O’Hanlon descreve o companheiro. O Teckel Miniatura de cinco anos chegou à família O’Hanlon em julho de 2018. Desde então, já escalou 250 montanhas ao lado do seu “motorista e fotógrafo” particular. “Ele é corajoso, meigo e ilumina todos os sítios onde entra”, começa por contar à PiT.
Nos últimos anos, o cão completou a rota de West Highland Way, de 154 quilómetros, e participou em algumas caminhadas da The Trossachs Trail, de 64. “Passamos muito tempo nas Terras Altas”, explica Robert, acrescentando que o caminho mais longo que percorreu com o Teckel num só dia foi o de Mell (32 quilómetros), na reserva de Glen Finglas, no concelho de Stirling.
“Ele cansa-se como qualquer outro cão. Quando é preciso, coloco-a na mochila que levo sempre comigo”, partilha o tutor. Afinal, foi assim que tudo começou. “Levava-o em caminhadas mais curtas e carregava-o comigo na mochila de transporte. Tem sido um cão aventureiro desde o primeiro dia”.
O “audacioso” Teckel está habituado a acompanhar o dono em duas caminhadas mais longas por semana, ou seja, um total de oito por mês. Diariamente, também gosta de dar passeios mais curtos, ao pé da casa onde vive em Glasgow.
Apesar do pequeno tamanho, os Teckels são uma raça conhecida pela energia inesgotável. Ainda assim, não é tão comum vê-los a escalarem montanhas como acontece com Travis.
“Ele tem várias interações durante os passeios. As pessoas querem saber tudo sobre ele e seguem-nos no Instagram. Toda a gente que o vê, tem algo simpático para dizer”.
View this post on Instagram
Entre as 250 montanhas que já escalou, o Teckel até tem uma favorita — ou melhor, uma aldeia inteira onde mais gosta de estar: chama-se Ballachulish. Com uma população de apenas 650 pessoas, segundo dados partilhados em 2021 pela plataforma City Population, a área localizada em Lochaber, nas Terras Altas, é considerada uma dos mais encantadoras do país.
Por outro lado, não é só nas montanhas que Travis gosta de se aventurar. Sempre que pode, Robert leva-o consigo em espaços pet friendly espalhados pela cidade. “Ele adora ir almoçar e jantar connosco. Sempre que estamos felizes, ele também fica”, sublinha. “Tentamos envolvê-lo em tudo o que fazemos para dar-lhe a melhor vida possível”.
Outra paixão do Teckel é andar de caiaque no Loch Leven, um lago no concelho de Perth e Kinross, no centro da Escócia. “Ele adora, ainda mais quando o sol aparece”,.
A dupla já viajou de norte a sul do país, mas Robert confessa que ainda “há muito para fazer”. O próximo passo é continuar a escalar cada vez mais montanhas e partilhar todas as suas aventuras com o companheiro.
“Ele sempre adorou ir em aventuras e mesmo agora aos cinco anos e meio, continua a gostar. Sempre que agarro nas chaves do carro, ele acha que vamos passear”.
O tutor continua: “O Travis é muito leal e ama a sua família profundamente. Tenta proteger-nos mas também rouba a nossa comida”, diz, entre risos.
Apesar das aventuras inesperadas, em casa é super preguiçoso. Travis fica simplesmente deitado no sofá, a tentar apanhar sol enquanto dorme longas sestas.
Carregue na galeria para ver algumas das melhores imagens do pequeno e aventureiro Travis.