Animais

Fábio é um cão, mas tem a aparência de um “velho rabugento”. E só tem 6 dentes

Tem entre dez e 15 anos. Também é cego e já passou por muito, mas agora está a aproveitar os anos dourados.
Não gosta de outros cães.

Andar por aí é uma das “poucas alegrias” na vida de Fábio. O cão que tem uma aparência invulgar foi resgatado pela associação Hope Animal Rescue na Carolina do Norte, nos EUA, já velhote e veio com uma série de problemas de saúde — teve de retirar 21 dentes (só ficou com seis) e foi operado para remover uma pedra na bexiga que lhe provocava incontinência urinária. Mas sobreviveu e agora está a aproveitar os seus anos dourados.

O cão rafeiro não tem qualquer pelo no corpo, com exceção da zona do peito e debaixo do queixo, onde tem tufos de pelo branco. Além disso, é cego e não gosta muito de outros animais (mas consegue tolerá-los uma vez que não tem outra opção).

“Tirando a cegueira, ele está em grande forma”; garantiu a associação. “Mas é bastante velho e não vai correr nenhuma prova de cinco quilómetros tão cedo. Saltar pelo quintal é todo o exercício de que ele precisa.”

Em maio passado, o sénior foi para a casa de Jean, uma das voluntárias da Hope Animal Rescue que acolhe os animais como FAT até eles encontraram uma família definitiva. Jean estava habituada a ter apenas cachorros em casa, mas quando viu Fábio, não conseguiu resistir. 

“Quero desesperadamente ajudar a encontrar um lar mágico para esta relíquia com três mil anos”, brincou a tutora temporária. “Infelizmente, é cego e os seus olhos estão muito deteriorados para qualquer tipo de intervenção cirúrgica, mas ele consegue andar muito bem.”

O pelo no peito.

O rafeiro também adora comer, mas tem de ter cuidado com as refeições. De acordo com o abrigo, tem de ter uma dieta com baixo teor de oxalato, um antinutriente encontrado em vários alimentos, especialmente nos vegetais e nas leguminosas, e que pode causar pedras na bexiga do cão já sensível à condição. “Por causa disso, ele está a alternar entre alimentos prescritos e caseiros”, explicou a Hope Animal Rescue.

Além de saltar pelo quintal, o “fóssil” de quatro patas adora fazer a sesta. E não num lugar qualquer — o seu spot favorito é “no meio das roupas sujas e malcheirosas”. “Ele fica feliz por dormir em cima de uma pessoa que gosta, mas a sua cama ou uma pilha de roupa para lavar também são ótimas opções”, brincou.

Por não ter pelo, o cão também precisa de banhos e limpezas frequentes. Também fica com frio e precisa de usar roupas até mesmo durante o verão, quando o ar condicionado está ligado. Ainda não teve a sorte de encontrar uma família para sempre mas até lá, vai aproveitar cada segundo ao lado de Jean e dos seus outros dois cães.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre Fábio.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT