E se em vez de cones comuns — aquele objeto que parece um abat-jour invertido, para impedir que os cães roam as costuras ou tirem o penso após uma cirurgia —, os animais utilizassem um cachecol, um lenço ou algo ainda mais extravagante? Será que ainda receberiam olhares de pena da família e conhecidos? Foram estas as questões que levaram Winnie Au a investir num projeto que tornasse tudo menos embaraçoso. A 10 de setembro, lançou um livro com centenas de retratos para reverter todas as más reações.
“Cone of Shame” contou com a participação da designer Marie-Yan Morvan e de 60 diferentes cães modelos. Os patudos vestiram-se com cones feitos dos mais diversos materiais, como palhinhas, esponjas de maquilhagem, filtros de café, algodão, massas de espumas, relva falsa, entre vários outros.
“Queria pegar na humilhação pós-cirurgia — o momento mais triste para todos os animais de estimação — e transformá-la em algo belo e majestoso”, escreve Au no seu livro, segundo citou a CNN. “Queria tirar a vergonha do cone.” Em declarações aos jornalisras, a fotógrafa acrescentou que queria que as pessoas “parassem e olhassem para eles”.
Durante um ano inteiro, Winnie e Marie-Yan passaram cerca de um mês a preparar cada sessão fotográfica. “A Marie-Yan criou cada cone à medida para se ajustar às medidas de cada cão, por isso passámos muito tempo a selecionar os animais perfeitos para sabermos com que raça e tamanho estávamos a trabalhar”, apontou.
Sempre que via um cão com um “aspeto único”, partilhava com a designer e juntas, tentavam construir um cone que complementasse a sua aparência. “Fizemos um com um Bedlington terrier chamado Waldo, e ele tem pompons que imitam a textura do pelo do cão. Estes são divertidos porque é suposto levar a pensar onde é que o cão acaba e onde é que o cone começa”.
View this post on Instagram
Durante as sessões, a dupla tentava manter o ambiente o mais tranquilo possível para os animais. Mas nem todos aproveitavam a calmaria. “Trabalhar com animais é caótico, mas é isso que torna tudo divertido”, sublinhou. “Por vezes, passamos o tempo todo no estúdio com eles. Não os persigo, apenas tento levá-los para o local onde queremos que estejam. É preciso muita paciência.”
Winnie teve a sorte de ter uma equipa que adorava animais, o que tornou tudo mais simples. Antes de começar a trabalhar no projeto, a norte-americana já tinha um currículo extenso — trabalhou com celebridades no universo da moda, com fotografia de interiores e outros tipos de retratos de animais.
O novo livro conta com 152 páginas e mais de 125 fotografias a cor. É possível encomendá-lo através da Amazon por 20,45€. Também está disponível no Kindle por 9,46€.
De seguida, carregue na galeria para ver alguns dos retratos de cães com cones extravagantes que pode encontrar em “Cone of Shame”.