Uma Lebre Europeia (Lepus Europeaus) foi resgatada em plena via pública, na passada terça-feira, dia 10 de setembro, em Sobral da Serra, no concelho da Guarda.
O animal, visivelmente debilitado, foi encontrado por um cidadão, que contactou a GNR. De seguida, foi acionado o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), que se ocorreu ao local da ocorrência e fez a recolha da lebre. Após a operação, a lebre foi transportada e entregue ao Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) de Castelo Branco, para que pudesse ser recuperada e libertada no seu habitat natural.
A proteção do ambiente e dos animais é assegurada pela SEPNA , que também é designada como “Polícia Ambiental”. Importa ressalvar que existe uma secção deste serviço em cada distrito do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
No site da GNR, pode ler-se a missão desta Polícia do Ambiente: “A GNR, através do SEPNA é competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar todas as infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional, sem prejuízo das competências próprias dos vigilantes da natureza”.
A GNR disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território (808200520), que poderá ser utilizada, em permanência, para denúncia de infrações, esclarecimento de dúvidas e salvamento de mais animais nas mesmas ou em condições semelhantes a esta lebre.
Animais muito ativos
Segundo o animaldiversity.org , as Lebres Europeias têm um pelo castanho-amarelado ou castanho-acinzentado e a parte inferior do corpo varia entre o branco e o cinzento. Com um focinho castanho e uma cauda que é preta na parte superior e branca na parte inferior, estes animais podem ter um comprimento entre os 600 e os 750 mm. No inverno, o pêlo desta espécie pode ficar mais acinzentado.
Estes animais são essencialmente solitários, exceto durante a época de acasalamento. Ativas durante todo o ano, estas lebres têm por hábito agachar-se numa depressão chamada “forma”, parcialmente escondidas com o dorso à mostrar durante o dia e procurar alimentos durante a noite, entre as 19h00 e as 07h00. Os seus sentidos de visão, olfato e audição são extremamente apurados, o que facilitam a detecção de predadores, dos quais conseguem escapar a grande velocidade, sempre que necessário. As Lebres Europeias são, também, excelentes nadadoras.
No que diz respeito ao seu habitat, a Lebre Europeia tem preferência por campos abertos e pastagens rodeadas por bosques, junto a campos agrícolas e adora tufos de ervas, ervas orgânicas e/ou arbustos.
De seguida, carregue na galeria para ficar a saber mais sobre este animal.