Animais

Fiona, a hipopótamo mais famosa do mundo, é agora irmã mais velha. Conheça o pequeno

O sexo da cria foi revelado em direto num canal de televisão norte-americano. E cada um de nós pode escolher o seu nome.
O pequeno com a mamã Bibi. Fotografia: Cincinnati Zoo.

Fiona, a hipopótamo que ficou mundialmente conhecida em 2017 por ter nascido seis semanas prematura, é agora irmã mais velha. O “pequenote” nasceu na passada quarta-feira, 3 de agosto, mas só nesta segunda-feira, 8, foi revelado o seu sexo.

Amy LaBarbara, representante do Zoo de Cincinnati, nos Estados Unidos, esteve em direto no canal de televisão norte-americano Today Show para realizar a revelação.  “Ele é maravilhoso e super forte. Passa os dias com a mãe e está a fazer tudo o que queremos que um hipopótamo filhote faça“, disse.

Em Abril deste ano, o Zoo partilhou um comunicado no website oficial anunciando a gravidez de Bibi, a mãe de Fiona. Henry, o seu pai, morreu em 2017. Contudo, em 2021, o jardim zoológico deu as boas vindas à Tucker, um hipopótamo de 18 anos, que “rapidamente” se apaixonou por Bibi, de acordo com a mesma nota.

Apesar de os dois gigantes terem ficados próximos, a equipa do Zoo revelou que não estava a espera de uma gravidez, em especial porque Bibi estava a utilizar métodos contracetivos. “A natureza encontrou um caminho e ignorou o nosso calendário”, disse Christina Gorsuch, diretora de cuidados dos animais do Zoo, no comunicado. “A maioria das formas de contraceção, em hipopótamos ou humanos, não é 100% confiável. A dose que anteriormente era eficaz para Bibi não impediu a gravidez desta vez”, acrescentou.

O filhote dos dois amantes ainda não tem nome, mas é por um bom motivo. O jardim zoológico disponibilizou um formulário online para os fãs humanos de todo o mundo submeterem ideais para nomear o novo bebé.  Se tem algum em mente, o momento é agora. O nome será revelado no final desta semana, até 14 de agosto.

Fiona, o menor hipopótamo bebé do mundo

O peso normal para um hipopótamo bebé é de entre 22 e 45 quilos. Em janeiro de 2017,  seis semanas prematura e com cerca de 13 quilos, nascia Fiona. A pequena não conseguia ficar de pé sozinha e muitos acreditavam que não sobreviveria. No entanto, este ano completou cinco anos e hoje é a principal atração nas redes sociais do Zoo de Cincinnati.

O encontro tão esperado de Fiona com o irmão mais novo ainda não aconteceu. “Ele só a viu de longe, é um processo lento”, frisou Amy LaBarbara no Today Show. No momento, Bibi e o filhote estão recolhidos e não podem ser vistos pelos visitantes do Zoo. A equipa optou por esta decisão para garantir que ambos consigam “criar um laço” sem distrações.

Pode acompanhar todas as aventuras da família de hipopótamos mais famosa do mundo nas redes sociais ou através do website do Zoo de Cincinnati.

Percorra a galeria e veja algumas delas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->