Animais

Focas bebés ficam presas em rede de pesca e “abraçam-se” após resgate

Quando livres, as crias foram até ao mar e antes de saltarem para a água, confortaram-se. O vídeo do momento é adorável.
Três crias foram salvas.

É um daqueles vídeos sufocantes que em princípio não nos apetece assistir. Afinal, ver animas marinhos presos em redes de pesca em todo o mundo é uma constante nos dias de hoje e nem sempre têm um final feliz. Mas este é diferente do habitual. No Parque Nacional da Costa Oeste, em África do Sul, três crias de focas foram salvas e tiveram uma reação adorável após o resgate.

O realizador James Suter estava a almoçar com a família na reserva sul-africana quando, de repente, foi surpreendido por uma agitação na areia. Quando se aproximou, viu dois filhotes a tentarem soltar-se de uma rede de pesca verde. Um deles estava enrolado pelo pescoço e o outro, tinha grande parte do corpo presa.

Com a ajuda do seu cunhado e de outros banhistas, James tentou acalmar as duas focas mas não foi fácil. Assustadas, os dois bebés tentavam morder os seus salvadores e um deles teve de atirar um casaco por cima dos seus olhos para prosseguir com o resgate. Mesmo quando já estava solta, uma das crias não foi embora e permaneceu ao lado da segunda que ainda lutava contra a rede de pesca.

No vídeo partilhado no Instagram que se tornou rapidamente viral, James avança que havia conseguido salvar uma terceira cria que não apareceu no vídeo. Após libertar a última foca, a dupla “correu” até o mar e antes de saltar em direção à liberdade, partilharam um momento ternurento: confortam-se uma a outra com um “abraço”.

“Foi um lembrete muito tangível de como é importante educarmo-nos, limparmos as nossas praias e trabalharmos para garantir que o plástico e coisas como esta não estejam nos nossos oceanos. Há tanto plástico e outros resíduos que não consigo imaginar o que os animais passam”, lamentou James.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by James Suter (@jamessuter)

As focas são animais sociáveis e muitas vezes são conhecidas como “os cães do oceano”. Muitas delas até fazem amizade com os humanos como Sammy, a bebé que se tornou viral há poucos meses após ser vista a apanhar ondas com surfistas numa praia na Califórnia. A cria é obcecada pela adrenalina e está sempre pronta para diversão.

Carregue na galeria para conhecer Sammy.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT