Animais

Frio aperta. Associação de Santo Tirso precisa urgentemente de cobertores quentes

Os animais precisam de bons agasalhos e os seniores são os que mais sofrem quando as temperaturas descem. Quem pode ajudar?
Eles precisam de calor.

O inverno que está em força e a vaga de frio que assolou o país não dão tréguas aos voluntários da causa animal que tentam manter os animais dos abrigos com todo o conforto possível. Na Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST), onde há muitos cães seniores, que são os que mais sofrem com o frio, há necessidade urgente de mantas e cobertores para os proteger. E, apesar de a chuva ter voltado e para os próximos dias se prever uma subida dos valores de temperatura mínima, as necessidades continuam a ser reais.

“Precisamos de cobertores quentinhos e fofos”, diz à PiT Rita Sousa, voluntária desde 2006 nesta associação do distrito do Porto.

Manter os animais aquecidos no Inverno, com mantas secas e quentes, é precisamente uma das muitas lutas desta associação. E é aqui que entra a solidariedade de quem pode oferecer – porque aquilo que a uns sobra, a outros faz falta. Pode oferecer um cobertor que tenha em casa e ao qual já não dá uso – será de grande utilidade para os animais da ASAAST.

Outra ideia, por exemplo, é fazer uma recolha junto de amigos e colegas de trabalho. Ou falar com um hotel por perto e perguntar o que fazem com os turcos e os cobertores – e se não querem ponderar dá-los, em vez de mandarem fora quando já não estão apresentáveis para os hóspedes.

Frio aperta, mas edredões não ajudam

Mas saiba que nem tudo é aconselhável. “Edredões não são bem vindos, há o risco de ocorrer uma festa da espuma… e os mais velhos escorregam”, diz a associação, adiantando que os cobertores e mantas podem ser deixados na Ervanária Tirsense e na Clinica Veterinária do Ave, que farão chegar tudo à ASAAST.

Uma amiga da causa animal, Manuela Tavares, também já se disponibilizou a fazer recolhas nas zonas da Maia, Ermesinde e Valongo – basta contactá-la para combinarem dia e hora.

Se puder, ajude os animais desta associação a terem um inverno mais quentinho e aconchegado. Percorra a galeria para conhecer alguns voluntários e animais do abrigo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT