Animais

Galeria de Arte reabre no Porto com exposição solidária para ajudar os animais

As obras de Rita Ribeiro Lopes vão estar disponíveis durante o mês de março e revertem para a Associação Patinhas sem Lar.
Está no centro comercial Alameda Shop & Spot.

O ART Spot, a Galeria de Arte do Alameda Shop & Spot, desde 1 de março e até dezembro destacará um artista diferente a cada mês. A primeira é a ilustradora Rita Ribeiro Lopes e as suas obras vão apoiar os animais da Associação Patinhas sem Lar.

Pensado para receber artistas de diferentes áreas e exposições para todas as idades, o ART Spot quer transformar-se “num verdadeiro ponto de encontro cultural da cidade do Porto”, como é explicado em comunicado. Até ao final do ano, o objetivo é que possa encontrar aqui atividades tão diferentes como exposições de pintura, de ilustração ou até mesmo aulas de ioga.

Como todos os meses terão diferentes artistas, as inaugurações ficam marcadas para a primeira quarta-feira de cada mês pelas 18h30. Em março, a artista que arranca com esta nova edição é a ilustradora Rita Ribeiro Lopes, que apresentará o projeto que criou em parceria com a designer gráfica Carolina Geada e cujo objetivo passa por ajudar a Associação Patinhas sem Lar tanto financeiramente como incentivando à adoção responsável de animais.

Transformados em celebridades, os animais são apresentados em 12 ilustrações que vão de Frida Kahlo, Elton John, a rainha Isabel II ou até mesmo Harry Potter. Além de expostas em quadros no local — que podem ser comprados ou encomendados —, as ilustrações estarão ainda disponíveis em acessórios como T-shirts, tote bags, prints ou canecas, cujos lucros revertem integralmente para apoiar a associação.

“O meu cão foi a inspiração desta exposição. Normalmente faço o calendário da Patinhas sem Lar e, como tinha feito o meu cão de Carmen Miranda, achei que era engraçado e que usaria num T-shirt, por isso, porque não fazer o calendário deste ano com os patudos mas em celebridades, que é uma coisa que nunca sai de moda?”, explica Rita.

A entrada é gratuita e vai ser possível visitar a exposição ao longo de todos os dias até ao final do mês, no horário de funcionamento do centro comercial. Depois de março, poderá ainda encontrar as ilustrações através da página da artista.

Carregue na galeria para ver o que lhe espera.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT