Animais

Gata salva do esgoto torna-se viral — tem 29 anos e pode ser a mais velha do mundo

Esmeralda passou dias sem água ou comida e sobreviveu. A família diz que não tem dinheiro para a sua inscrição no Guiness.
Quando foi salva pelos bombeiros.

Bastou Esmeralda fugir de casa para quase entrar para a História. Aos 29 anos, a velhota não deixa o espírito aventureiro para trás. Nascida em 1994, recentemente escapou da casa onde vive com a família em Barbacena, no estado brasileiro de Minas Gerais, e teve de ser resgatada pelos bombeiros após ficar presa na sarjeta por cerca de dois dias. Há quem diga que alguns “males” vêm por bem e este é um deles.

Depois de ter a história partilhada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerias,  a gata tornou-se numa celebridade. Agora, pode estar prestes a destronar Flossie, a felina eleita como a mais velha do mundo pelo Guiness World Records em novembro passado, aos 27 anos. O único problema é que a família alegou que não tem condições de fazer a sua inscrição que, segundo esta, tem um valor de 4 mil reais (760€, à taxa de câmbio atual). 

“Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos a usar vitaminas e ração especial”, partilhou a atual tutora, Maria Eliza Correa, ao jornal brasileiro “Tribuna Minas”. Segundo os documentos da felina, Esmeralda recebeu a primeira vacina em 1995, mas na altura já tinha alguns meses e a veterinária acredita que tenha nascido a 1 de dezembro de 1994.

“Ao ser avaliada, concluímos que ela já não era filhote, pois já tinha feito toda a troca dos dentes e tinha o tamanho de um gato de pelo menos um ano. Por isso, registámo-na como se tivesse nascido a 1 de dezembro de 1994″, explicou Maria Janete Campos, a médica que cuida da patuda desde que foi salva pela família Correa.

Passou dois dias presa na sarjeta.

Esmeralda foi abandonada na frente da casa de Maria Conceição, sogra de Maria Eliza. Apesar de na altura ter procurado a sua família, a matriarca da família não a encontrou e resolveu adotá-la. Batizada em homenagem a célebre pedra preciosa, a gata faz jus ao nome que leva — tem os olhos verdes assim como o mineral.

A idade da velhota é equivalente a mais de 120 anos humanos mas não há quem diga que Esmeralda é “centenária”. A gata é descrita como brincalhona e não dispensa carinho. Além disso, não tem qualquer problema de saúde e sofre apenas de um eczema das pálpebras, isto é, tem manchas vermelhas e zonas escamosas nos olhos.

No momento, porém, ainda está a recuperar dos dias que passou na sarjeta. Ainda assim, continua forte e passa o dia a descansar. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o seu crescimento e viu os meus dois netinhos a nascerem”, partilhou a tutora. “Temos muito amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, convive com cães e adotou o nosso outro gatinho, que está connosco há um ano e é como um filho”, acrescentou.

Quem é a mais velha?

Assim como Esmeralda, Flossie, atualmente considerada a gata mais velha do mundo também foi adotada em 1995 por uma funcionária no Hospital de Merseyside, em Inglaterra. Na altura vivia na rua, numa colónia de gatos próxima ao espaço. Quando a sua ninhada foi descoberta, a equipa de funcionários resolveu adotar os pequenos.

Após viver os seus primeiros dias de vida como uma gata selvagem, ganhou uma família e muito amor. No entanto, após dez anos, a sua tutora morreu e a patuda foi deixada para a sua irmã, que também acabou por morrer 14 anos depois. Nos três anos seguintes, viveu com o filho da sua antiga dona. Porém, após este enfrentar dificuldades e não conseguir oferecer os devidos cuidados a felina, doou-a a Cat’s Protection, uma associação de resgate e reabilitação de gatos no Reino Unido.

Hoje, vive ao lado de Vicki Green, a sua atual tutora, que trabalha como assistente executiva e tem experiência em cuidar de gatos seniores. Quando estava a procura de mais um felino para oferecer um lar até os seus últimos dias de vida, deparou-se com a história da velhota.

Por outro lado, Rosie também pode entrar na disputa. A gata Tortoise-shell que, alegadamente, tem 32 anos vive com a tutora Lila Brisset, de 72, e só foi ao médico duas vezes na vida. “Ela só come, dorme, usa a caixa de areia e repete a rotina”, disse a dona. Lila admite que, por vezes, tem de confirmar se a companheira “ainda está viva e a respirar”: “Fico preocupada com o dia em que ela vai passar a ponte arco-íris. Vai deixar um grande vazio”.

Carregue na galeria para conhecer Esmeralda, Flossie e Rosie.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT