Animais

Gatos são abandonados em casa de banho de restaurante em Barcelos

Milk e Milka foram deixados pelo tutor, um antigo funcionário do espaço que voltou para o Brasil. Procuram um novo lar.
A fêmea é muito amigável.

Milk e Milka viveram o seu maior pesadelo. Os gatos irmãos de quatro anos foram deixados para trás pelo antigo dono na casa de banho do seu então emprego. O responsável iria voltar para o Brasil e não conseguia pagar as despesas necessárias para levar os dois felinos consigo e a opção que encontrou está a ser descrita como desumana. 

A SOS Bigodes recebeu a denúncia há cerca de dez dias e foi de imediato até ao local. Lá, os voluntários terão sido recebidos pela proprietária do restaurante em Barcelos, que terá dito que o antigo dono deixou Milk e Milka na casa de banho até uma amiga ir buscá-los no dia seguinte. No entanto, esta nunca apareceu. 

“A dona do restaurante ligou para esta tal senhora para saber a que horas é que ela ia buscar os bichinhos porque eles estavam presos dentro de uma casa de banho, sem uma caixa de areia sequer”, conta à PiT Cristiana Melro. “Até que a senhora disse que não tinha conhecimento de nada, que não ficou de ir buscar gatos nenhuns e que já tem muitos animais em casa”. 

O então tutor deixou Milk e Milka com o boletim de vacinas (que não estava atualizado) e havia apenas um microchip para ambos. A proprietária do espaço terá dito a Cristiana que não podia ficar com os dois irmãos, porque já tinha dois em casa, e que iria “abrir a porta para eles saírem para a rua”. Nesta altura, a voluntária decidiu entrar em contacto com as autoridades, mas foi impedida pela proprietária. 

“Quando falei da polícia, a senhora do restaurante disse que, afinal, podia levá-los para casa”, diz. Contudo, não durou muito tempo. Por sorte, Cristiana encontrou uma família de acolhimento temporário (FAT) para os receber e no dia seguinte, foi buscar a dupla de irmãos. A dona do espaço também ajudou a voluntária a conseguir o documento de cedência dos animais, por causa do microchip. 

Os gatos irmãos procuram um novo lar em conjunto 

Enquanto o macho é descrito como mais assustado, a fêmea é uma doçura. “É uma gata super meiga, não estranha ninguém”, garante a voluntária. “Parece que está sempre em casa”. 

Milk e Milka são FiLV e FeLV negativos, estão esterilizados e vão dar início às vacinas. Os voluntários pretendem mudar o nome dos irmãos para que não tenham qualquer ligação com a vida antiga e com tutor que os deixou. “São dois gatos que não percebem o que aconteceu”, lamenta. “O dono simplesmente os abandonou”. 

Caso tenha interesse em adotar a dupla, pode entrar em contacto com a associação em Braga através do número 934983902, das páginas de Facebook e Instagram ou do e-mail (sosbigodesanimais@nullgmail.com). 

Para ajudar a SOS Bigodes com as despesas dos seus animais, a incluir o pequeno guerreiro Sparky, um gato de 500 gramas que está a lutar para sobreviver, pode enviar as ajudas através do MbWay (926 308 031) ou IBAN: PT50 0033 0000 4566 9853 3110 5. 

A seguir, carregue na galeria para conhecer Milk e Milka e outros animais da SOS Bigodes. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT