Animais

Gondomar promove campanha de identificação gratuita para gatos

É válida até 15 de maio e é alargada a todos os residentes. Além de sensibilizar a população, quer prevenir o abandono.
Para felinos a partir dos três meses.

O Município de Gondomar, no distrito do Porto, deu início a uma nova campanha de identificação gratuita de gatos de companhia nesta terça-feira, 15 de março. A iniciativa terá a duração de dois meses, até 15 de maio, e é “destinada a animais com mais de três meses de idade”.

“Numa altura em que a identificação eletrónica e o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) é obrigatória, por lei, para todos os gatos, a iniciativa do Município visa ajudar e sensibilizar a população para a importância de identificar os animais de companhia”, avançou as autoridades em comunicado.

Além disso, acrescentam que querem “contribuir para a prevenção do abandono”, numa altura em que a crise económica está aumentar cada vez mais o número de cães e gatos deixados para trás no País. Entre 2018 e 2022, Portugal registou 9.732 potenciais crimes por abandono e maus tratos de animais, segundo dados partilhados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Embora os cães já fossem obrigados a serem identificados, foi só em outubro de 2022 que os gatos e os furões também entraram na lei. As multas de incumprimento podem variar entre os 50 e os 3740 euros, no caso de tutores singulares, e os 44.890 euros, para pessoa coletiva.

A iniciativa é alargada a todos os residentes no concelho que façam prova de residência com cartão de cidadão e comprovativo de morada. Também está sujeita a uma marcação prévia obrigatória através de contacto telefónico com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG) para o número 224 662 662. Ocorrerá todas as quintas-feiras, das 14h30 às 16h45.

Carregue a galeria para saber mais sobre os procedimentos a ter com o registo do seu animal de companhia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT