Animais

Gosta de focas? Este voluntariado para cuidar de crias nas praias é para si

O trabalho é "essencial" para acompanhar os animais e ter a certeza de que não estão feridos ou em "situações stressantes".
Não é tão fácil.

Há quem diga que as focas são “os cães do mar” — são fofas, sociáveis, curiosas e adoram brincar. Contudo, enfrentam perigos diferentes daqueles vividos por alguns canídeos e a sua conservação é um tema recorrente entre as associações e defensores da causa animal. Tendo isto em mente, uma organização está à procura de voluntários para cuidar de crias da espécie. É, possivelmente, um dos melhores trabalhos do mundo, mas não é muito simples.

A Manx Wildlife Trust’s, uma associação de conservação animal, está à procura de “focas sitters” para observar filhotes da espécie em diversas praias na Isle of Man (Ilha de Man), localizada entre a Inglaterra e a Irlanda. A primeira formação para preparar os voluntários teve o seu início na passada quarta-feira, 1 de fevereiro e ocorre uma vez por semana.

O objetivo, segundo a organização sem fins-lucrativos, é ter a certeza de que as focas estão seguras, longe de situações stressantes e não estão “feridas ou magoadas”, sendo este trabalho “essencial” para a sua conservação. Lara Howe, especialista em vida marinha, explicou à BBC que os bebés são, muitas vezes, arrastados para praias “menos adequadas”, especialmente em dias de muito vento.

O trabalho dos voluntários é acompanhá-los até voltarem ao mar. Nos dias mais quentes, também são responsáveis por colocarem sinalizações nos arredores para pedir aos banhistas que deem espaço para os animais. É também estritamente proibido tocá-los.

Embora possa parecer um trabalho tranquilo e adorável, nem sempre é assim. A associação procura pessoas “com o estômago forte”, porque é também necessário apanhar dados de qualquer animal encontrado morto, incluindo tubarões-frade e tartarugas. Estes são utilizados no Programa de Investigação de Encalhes de Cetáceos, gerido pela Sociedade Zoológica de Londres com o objetivo de reunir informações importantes como as causas de morte, doenças, contágios e padrões reprodutivos.

De seguida, carregue na galeria para ver algumas focas já reabilitadas pela Manx Wildlife Trust’s.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT