Um grupo de baleias-comuns foi avistado este sábado, 19 de agosto, ao largo da Lagoa de Albufeira e praia do Meco. O momento do encontro foi captado em vídeo por vários observadores que seguiam a bordo de uma embarcação turística da SeaEO Tours, que partilhou o momento das redes sociais,
Esta não é a primeira vez este verão que este tipo de avistamento acontece — ainda assim, é surpreendente. O biólogo marinho Sidónio Pais explicou à SIC que o avistamento deste grupo tem sido muito frequente no último mês e que, apesar da presença desta espécie ser habitual na costa portuguesa e no Canhão de Lisboa, “nunca foi avistada com tanta frequência”.
A baleia-comum é geralmente cinza com uma parte inferior branca, segundo a enciclopédia Britannica. Apresenta uma área cinza-clara no lado direito da cabeça, com a mandíbula inferior branca e barbatanas brancas junto à boca. Um indivíduo adulto mede entre 18 a 27 metros de comprimento.
A espécie pode ser avistada em todos os oceanos do mundo, em grupos de algumas a várias centenas. “A dieta da baleia-comum é extraordinariamente diversa para um cetáceo, variando de pequenos crustáceos a peixes e lulas”, refere a mesma fonte. Podem pesar até 40 toneladas e medir até 18 metros, tornando-as, assim, o segundo maior animal do mundo.
O avistamento das baleias-comuns deste sábado, 19 de agosto, aconteceu a cinco milhas náuticas da Lagoa de Albufeira/Meco.
Ver esta publicação no Instagram
Carregue na galeria para recordar o momento que uma baleia-sardinheira foi vista a alimentar-se no rio Tejo.