Animais

IRA resgata duas crias de gatos presas em manilha de quase dois metros

Os filhotes têm poucas semanas de vida e estavam "encharcados de água". Corriam risco de vida e estão agora internados.
Estava encharcado.

O apoio do Grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) foi solicitado pela 86.° esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Casal de Cambra, em Sintra, para resgatar um animal bebé preso numa manilha de escoamento de água nesta quarta-feira, 24 de maio. No local, as autoridades descobriram a presença de uma segunda cria que foi também salva.

Segundo o IRA, a manilha tinha cerca de 20 centímetros de diâmetro e 1.70 metros de profundidade. “Para o local deslocou-se uma equipa de resgate do IRA, que constatou tratar-se de uma cria de gato, com poucas semanas de vida, encontrando-se encharcada de água, prostrada e em risco imediato de vida”, escreveu. “Dado o seu estado clínico foi solicitada a ambulância animal”.

O projeto, feito em parceria com os Bombeiros Voluntários de Camarate é uma “resposta de emergência nos resgates do IRA e teatro de operações em cenários de emergência, catástrofe ou calamidade” e nasceu há menos de um ano. “Com a colaboração dos agentes da esquadra supracitada e a tripulação dos bombeiros, foi possível resgatar os dois animais com vida, tendo sido transportados de urgência para hospital veterinário”, referiu.

As duas crias estão neste momento internadas. “Esperamos que se salvem”, disse o IRA. Nesta quinta-feira, 25 de maio, o grupo resgatou ainda uma outra gata e os seus dois filhotes. A pequena família foi avistada por uma testemunha a andar por uma “estrada movimentada” em Vila Nova de Gaia, no Distrito do Porto, onde o IRA começou as suas operações em novembro passado.

Carregue na galeria para ver fotografias do resgate.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT