Animais

Itchy: a cadela vítima de negligência salva com sarna e os dentes partidos no Porto

A dona terá dito que ela ficou neste estado "de repente" e a culpa era da própria cadela. Procura uma família ou ajudas.
Não sabem a sua idade exata.

Sem luz, sem água e sem comida. Itchy foi encontrada numa propriedade privada, com a família ali ao lado, mas num estado que mais indicava ser uma cadela de rua devido à negligência extrema que sofreu. O teto e as paredes aonde estava, deitada num colchão velho, estavam cobertos de teias de aranha e insetos.

“Ela está demasiado maltratada e com a dentição totalmente partida, tendo alguns dentes uma coloração translúcida face à falta de nutrientes, vitaminas e, no fundo, à negligência que sofreu”, começa por contar à PiT uma voluntária do projeto Bichos Felizes, responsável por a salvar e acolher no Porto na passada quinta-feira, 14 de março.

Na altura, a associação recebeu uma denúncia com um vídeo a mostrar o péssimo estado em que Itchy se encontrava. Quando os voluntários lá chegaram, pensavam que a cadela já estava sem vida. Mas bastou Itchy perceber que estavam lá para a ajudar, para mostrar de imediato a personalidade que tinha ali escondida.

A tutora terá informado os voluntários que a patuda chegou aquele estado de repente e a culpa “era da própria cadela”. Depois de entrarem em contacto com as autoridades, conseguiram retirá-la do terreno.

“A cuidadora é uma pessoa frágil e vulnerável em todas as esferas: social, económica e familiar mas, na mesma medida, é uma pessoa na posse de todas as suas faculdades mentais. É, a par, uma pessoa com acesso às redes sociais, aos meios de comunicação e recusou-se a pedir ajuda”, lamenta.

Mesmo após todos os traumas que viveu, a patuda tem uma personalidade carinhosa.  “A Itchy é doce e está constantemente a abanar a calda”, partilha. “É uma miúda finalmente feliz. É sociável, calma e muito meiga”, acrescenta.

Itchy foi diagnosticada com sarna sarcóptica avançada e já foi desparasitada e medicada. Agora, durante “um bom tempo”, fará banhos terapêuticos semanais com um shampoo adequado. “O tratamento será moroso, mas pode ser feito numa casa”, avança.

Caso tenha interesse em adotá-la, pode entrar em contacto com o projeto Bichos Felizes através do Facebook ou Instagram. Se não puder acolhê-la mas queira ajudar com os seus cuidados, os apoios podem ser enviados para o Mbway (910 649364 e 918 192 276) ou diretamente para o Centro Veterinário de Matosinhos, a clínica onde a patuda está a recuperar.

De seguida, carregue na galeria para conhecer Itchy.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT