Num tempo em que a proteção do ambiente é cada vez mais importante, também os nossos pequenos gestos do dia a dia podem contribuir para isso. E o mercado, percebendo a tendência, vai também trabalhando nesse sentido. Haverá leitores que conhecem a areia de tofu, mas, estamos certos, este texto será uma novidade para a maioria dos tutores de gatos.
“É um produto inovador porque é 100% biodegradável, ou seja, é possível retirar os aglomerados de fezes e urina, deitar na sanita e despejar diretamente o autoclismo“, explica à PiT João Pinto, sócio-gerente da Doggato, a loja portuguesa online que foi “das primeiras a trazer para a Europa” esta areia de origem asiática.
Até aqui, quem tem gatos em casa conhece o processo de cor e salteado: limpa-se a areia, retiram-se os cocós e as bolas de areia aglomerada, mete-se tudo num saco, põe-se no cantinho da cozinha, e quando se for ao lixo leva-se tudo. “É um processo simples mas chato, que por vezes acumula maus odores em casa”, acrescenta João Pinto.
“Esta areia , “além de ter um cheirinho agradável”, tem um poder de aglomeração muito maior, que chega a ser de 400% em relação à areia tradicional. O que significa que, para lá da comodidade de poder deitar tudo pela sanita e saber que é 100% biodegradável, tem também uma componente económica simpática”.
O empresário dá o exemplo: um saco de 5kg de areia de tofu, como é mais aglomerante, “dá para dois meses”, enquanto que “quem usa a areia tradicional sabe que em média precisa de gastar cerca de 15kg em cada dois meses”. João Pinto explica que esta areia comercializada pela Doggato “tem vindo a ter cada vez mais procura, porque, apesar de um saco ser um pouco mais caro, ela rende muito mais, é mais prática e cómoda e protege o ambiente.
E há ainda uma vantagem adicional: a areia de tofu é isenta de pó, tornando-se a escolha ideal para gatos com problemas respiratórios ou alergias.
A Doggato é uma empresa portuguesa, lançada no Norte do país em 2016, que comercializa mais de 60 marcas de alimentação e todos os acessórios imprescindíveis para gosta de cães, gatos ou outros pets.