Dois dias após a chegada da cria de Pastor Alemão oferecida pela Turquia ao México, as autoridades anunciaram o seu nome escolhido pelo público: Arkadas, que em turco significa “amigo”. O filhote irá integrar a equipa mexicana de busca e resgate e foi oferecido como forma de agradecimento pelo trabalho das forças do México ao lado de Proteo, o cão da mesma raça que morreu durante uma missão na sequência do sismo que atingiu a Turquia e a Síria.
O Ministério da Defesa Nacional mexicano (Sedena) aproveitou a atenção que tem recebido nas redes sociais para partilhar uma breve introdução do novo “funcionário”. A cria nasceu em janeiro deste ano e completa quatro meses nesta sexta-feira, 5 de maio. “Sou um Pastor Alemão como o meu herói, Proteo, e o meu sonho é trabalhar em equipas de busca e resgate”, lê-se na publicação sobre o filhote.
Arkadas será treinado para participar de missões nacionais e internacionais, sendo o México um país propenso a ser atingido por sismos. A Turquia disse que espera que o Pastor Alemão “continue o legado” de Proteo
Hola ¡Soy Arkadaş y quiero que me conozcas! ¡Gracias a mis amigos de México quienes me recibieron con mucho cariño, prometo dar lo mejor para ser un gran perro de búsqueda y rescate! pic.twitter.com/zeQkNwGLQT
— @SEDENAmx (@SEDENAmx) May 3, 2023
O Pastor Alemão é o décimo cão a integrar a equipa de cães das autoridades mexicanas que, segundo a BBC, conta com os patudos Tardio, Timba, Teología, Barato, Bureta, Biósfera, Balanceo, Kiara e Territorio, todos entre os três e oito anos. Segundo o Sedena, além de Arkadas, os nomes Proteo II e Yardim (ajuda, em turco) estavam entre os favoritos. Porém, o público escolheu “amigo”.
O nome do patudo foi anunciado durante uma cerimónia que contou com a participação dos outros companheiros de quatro patas e de vários elementos do exército mexicano. As autoridades, vários miúdos e os próprios cães vestiam T-shirts com as fotografias de Proteo e de Arkadas. “Um herói partiu, mas outro segue o seu legado”, lia-se numa delas.
Na Turquia, um centro de reabilitação canina também foi batizado em homenagem a Proteo poucos dias depois da morte do Pastor Alemão ter sido anunciada, a 12 de fevereiro.
“O nosso Centro de Reabilitação de Animais Vadios, que iremos concluir e colocar em serviço, receberá o nome do cão herói Proteo, que perdeu a vida durante os esforços de busca e resgate na região do terramoto onde ocorreu o desastre do século”, avançou Mehmet Yasin Özlü, Mayor da província turca de Basiskele.
Carregue na galeria para ver a celebração de Arkadas e recordar a história de Proteo, o cão herói.