Com três anos, Asher, um Cocker Spaniel, já tinha vivido várias vidas. Descrito como “travesso” e “neurótico”, ninguém aguentava a sua energia inesgotável. E apesar de ter encontrado várias famílias, era sempre devolvido. Com o tempo, porém, o “segredo” que carregava foi desvendado: o cão não conseguia ficar parado.
Foi com a Claire Guest que encontrou não só uma família mas um trabalho. A tutora é fundadora do Medical Detection Dogs, uma organização inglesa que treina cães para farejarem alterações no corpo de pacientes para detetar e avisar sobre doenças de alto risco.
“Asher é exatamente o tipo de cão que amamos”, disse Claire. “A razão pela qual ele estava a deixar os seus outros tutores loucos é porque ele só queria algo para fazer. Por isso, demo-lhe algo para fazer!”, acrescentou.
Hoje, aos dez anos, o Cocker Spaniel é um dos membros “mais experientes” da equipa Bio Detection, que está a ajudar cientistas e médicos a desenvolverem formas “mais acessíveis e rápidas” de detetar condições médicas. Nos últimos anos, o cão já farejou doenças como a malária, a infeção por covid-19 e até doença de Parkinson.
A 22 de fevereiro, o Cocker Spaniel foi anunciado como um dos cinco finalistas da “Hero Dog Award”, uma competição para eleger o cão herói do ano, pertencente ao evento Crufts, celebrado entre os dias 9 e 12 de março.
Organizado pelo The Kennel Club, a organização oficial de criadores do Reino Unido e a mais antiga do mundo, o Crufts é considerado o maior evento de exposição internacional de cães do mundo. Teve a sua primeira edição em 1891 e desde então, anualmente, promete um fim de semana cheio de atividades, treinos, homenagens e apresentações especiais.
O grande vencedor do “Hero Dog Award” será anunciado no domingo, 12 de março, e irá receber 5 mil libras (cerca de 5.700 euros) para doar para uma associação de cães da sua escolha. Os restantes receberam mil (cerca de 1.130 euros).
As votações, que estão abertas ao público, serão encerradas no mesmo dia, às 16 horas. O evento será apresentado pela jornalista inglesa Kay Burley e irá ocorrer no Resorts World Arena, na cidade de Birmingham, em Inglaterra. Pode assistir em direto através do canal do Youtube da organização.
Antes de conhecer os finalistas, não se assuste se não vir os cães que estiveram na Turquia e na Síria em missões de busca e resgate. O Crufts avançou que não esqueceu dos patudos e estes também serão homenageados durante o evento. No entanto, terão uma celebração “especial” e só sua.
Carregue na galeria para conhecer Asher e os outros quatro cães heróis finalistas. Se conseguir escolher só um, pode votar através do website da competição.