Eles não falam, mas não deixam de soltar a voz. Seja através de latidos, miados ou ganidos, os animais domésticos comunicam de diversas formas, até através dos famosos olhinhos. Mas assim como os humanos, há uns que são menos “faladores” do que outros, e Jessica é um deles. Embora a idade já não a ajude — carrega 19 anos às costas — desde bebé, a Jack Russell não gosta de ladrar. O grande problema é que quando precisou pedir ajuda, não sabia como.
A cadela vive na cidade costeira de Penmaenmawr, no País de Gales, e na passada semana, desapareceu do jardim onde estava com a família. “Como sempre, estava de olho nela. Mas o meu marido fez-me uma pergunta, virei-me por 30 segundos e, quando olhei para trás, ela já tinha desaparecido”, contou a dona, Paula Chester, ao jornal britânico “Metro UK”.
Paula e a filha, Elisabeth, saíram à procura da companheira mas não tiveram sorte. “Subimos a montanha e gritámos o seu nome. Ficamos lá até às 22 horas e acho que andámos vários quilómetros, mas não conseguimos encontrá-la”, partilhou. Em desespero e sem ter a certeza do que poderia acontecer durante a noite, a dupla voltou a casa e Paula resolveu partilhar vários apelos nas redes sociais. “Nunca chorei tanto na minha vida”, recordou.
Na manhã seguinte, a família partiu novamente em busca de Jessica. Graças às partilhas no Facebook, uma mulher juntou-se à Paula e Elisabeth com o seu próprio Jack Russell. Contudo, as boas notícias vieram de um vizinho que, por volta das sete horas da manhã, informou-as que Jessica havia sido encontrada num buraco de 7,6 metros de altura.
A patuda estava tranquilamente sentada e quando ouviu o seu nome, olhou para cima sem fazer qualquer barulho. “Ela não gosta de ladrar, não é muito faladora”, realçou Paula. “Provavelmente foi por isso que não a encontramos por um tempo. Estávamos a chamá-la, mas Jessica nunca ladrou de volta”, acrescentou.
A família tentou utilizar uma escada para a alcançar, mas quando não conseguiu, entrou em contacto com as autoridades. “Uma das bombeiras era uma jovem que se chamava Millie, ela desceu e trouxe-a de volta enrolada numa toalha. Chorei de novo, mas desta vez foram lágrimas de alegria”, referiu. “A Jessica é o quarto membro da nossa família”, acrescentou.
Paula acredita que o buraco é um dos destroços de uma lavandaria industrial, demolida há alguns anos. “Estava coberto de folhas de urtiga e ela deve ter cheirado alguma coisa e caído”, disse. A Jack Russell sempre foi descrita como muito educada e nunca causou qualquer problema em casa. “É a primeira vez que ela faz algo do género”, frisou.
Depois do resgate, a cadela foi analisada por uma médica veterinária. Apesar da idade, só estava desidratada e recuperou-se rapidamente, sem qualquer ferimento. Jessica está na família desde os seus três anos e o único diagnóstico de saúde é que a patuda é “demasiada educada”.
Carregue na galeria para ver o resgate de Jessica.