Costuma dizer-se que os gatos têm sete vidas. Mas a verdade é que basta um acidente grave para perder o seu amigo felino num ápice, pelo que a sua casa deve estar preparada para o proteger da sua curiosidade por vezes fatal.
Uma mosca, um pássaro, qualquer distração é suficiente para que um gato salte de uma janela ou varanda, podendo morrer se morar num andar alto. Daí ser importante que todas tenham redes de proteção.
Quando os tutores vivem em moradias ou pisos térreos, podem sentir-se menos preocupados, já que um salto pela janela não será fatal. Mas tudo depende da janela — e as basculantes constituem um enorme perigo para o seu bigodes. Até pode viver num rés-do-chão, mas um gato entalado neste tipo de janela acaba, muitas vezes, por não ter um final feliz.
E qual o perigo das janelas basculantes, quando estão abertas na vertical? É que quando um gato mete a cabeça pela abertura, pensa que o resto do corpo também passa. Só que, devido à forma oblíqua destas janelas, pode ficar preso e magoar-se — ou pior.
Um gato que fique entalado neste tipo de janela irá debater-se para se libertar, mas sem conseguir, podendo acabar por morrer asfixiado ou fruto de lesões fatais ao tentar desprender-se.
Mas a solução não tem de passar pela substituição das janelas. A pensar neste problema, a Trixie criou uma grelha protetora, com painel lateral e painel superior/inferior, que pode aparafusar ou colar, especificamente destinada a este tipo de janelas.

O painel lateral — com 62 centímetros de altura, uma largura entre os 8 e os 16 cm e um espaçamento aproximado entre as grandes de 1,5 cm — adapta-se à maioria das janelas convencionais. Está à venda na Zooplus e custa 4,79€. Já a grade de proteção para a parte superior da janela, com 65 centímetros de altura e 16 cm de largura, está à venda por 4,99€. Também existe a proteção para a parte inferior, mas só se aplica nas janelas projetantes (as que abrem para fora).
A aplicação de uma rede não funciona no caso das janelas basculantes, mas sim nas janelas projetantes — nestes casos, procure um profissional habituado a redes de proteção contra “gatos paraquedistas”, pois ele saberá qual o melhor material a utilizar e o tamanho ideal da malha.
Percorra a galeria para ver de que forma pode o seu gato ficar preso numa janela aberta na vertical.















