Os Corgis não são só o rosto da realeza britânica. Embora tenham ganhado fama graças à falecida Rainha Isabel II, que se dedicou desde miúda pela raça e tornou-a ainda mais popular após a sua morte, os patudos têm sido protagonistas de outros eventos memoráveis. E não são só relacionados a luxúria. Jojo tem mais de 143 mil seguidores nas redes sociais e é conhecido por ser uma estrela de quatro patas do surf.
Nos vídeos partilhados na sua conta no Instagram e no canal do Youtube, é possível ver o cão a mostrar as habilidades de equilíbrio nas mais diversas praias que visita — já foi até ao Havai. E não precisa de muito. Basta uma prancha, um colete salva vidas e, nos dias mais quentes, um óculos de proteção para o cão fazer a festa.
O Corgi de 13 anos descobriu a paixão pelo desporto numa ida a praia com os tutores, Josephine e Ryan Hearn. Na altura o cão estava a recuperar-se de um acidente que havia sofrido há poucos meses. Aos cinco anos, Jojo saiu para um passeio com a dona quando ambos foram brutalmente atacados por outros dois cães. Josephine ficou com várias cicatrizes de mordidas assim como Jojo, que também ficou traumatizado.
“Demorou algum tempo para ele recuperar”, disse Josephine ao site de animais “The Dodo”. “O veterinário disse que poderíamos tentar hidroterapia mas que não havia qualquer certeza de que iria funcionar”, recordou. No entanto, os tutores não pretendiam desistir e Jojo começou a frequentar centros de reabilitações.
Após alguns meses, o casal resolveu mudar o ambiente e começar a levá-lo a praia. Lá, colocava-o num colete salva-vidas (de tubarão) e deixava-o nadar por vários minutos. Foi num desses passeios que Josephine e Ryan viram vários cães a praticar o desporto e tiveram uma ideia. Apesar de até então nunca terem visto nada do género, fizeram pesquisas e compraram todos os equipamentos para o Corgi..
“Começou por ser algo que fazíamos em família mas ele surpreendeu-me porque é mesmo muito bom”, frisou a tutora. Hoje, os donos só o acompanham até a parte mais funda para o ajudar a encontrar a onda perfeita (e pequena). O resto, é por conta de Jojo. “As pessoas costumam dizer que é mais fácil porque ele está mais próximo do chão, mas não é. É algo difícil de se fazer”.
View this post on Instagram
“O surf foi a sua terapia”
Jojo não é o único Corgi da família. Porém, o “mano” Kilo não é grande fã do surf. Sempre que os tutores o colocam numa prancha, o cão salta e continua a nadar. “Já Jojo, fica na prancha e começa a mover as suas perninhas de forma a ter equilíbrio”, contou Josephine. “O surf teve um impacto muito grande porque foi a sua terapia. Curou-o por completo”, sublinhou.
A tutora relembra que após o traumático acidente, os veterinários disseram-lhe que Jojo provavelmente só sobreviveria “mais um mês”. Hoje, oito anos depois, continua a viver a vida dos sonhos. E o surf não é a sua única paixão. “Ele faz muitas coisas que eu não sabia que conseguia fazer como trilhos, passear de caiaque, andar de skate… Jojo fez-me começar a fazer tudo isso e é maravilhoso”.
Nos dias mais frios, Jojo troca a água pela neve e viaja com os tutores para esquiar. Faça chuva ou faça sol, o Corgi está sempre pronto para uma aventura. E nem os 13 anos que carrega nas costas conseguem-no impedir.
Carregue na galeria para conhecer o aventureiro Jojo.