Animais

Jonathan: a tartaruga mais velha do mundo celebrou 190 anos com vários dias de festa

Os residentes da ilha de Santa Helena celebraram o aniversário do réptil por 3 dias seguidos. Jonathan até teve direito a bolo.
O gigante está saudável.

O ano era 1832, nem a lâmpada incandescente e nem os carros existiam, mas uma pequena tartaruga nascia naquele ano. Com base em estudos feitos nas medidas da carapaça de Jonathan, foi por esta altura que o animal hoje considerado o mais velho de sempre veio ao mundo. No passado domingo, 4 de dezembro, o gigante completou 190 anos e teve direito a três dias de festa.

Desde 1882, quando completou 50 anos, a tartaruga gigante das Seychelles vive na ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico no Atlântico Sul. Na mesma altura, uma das primeiras fotografias de Jonathan foi partilhada. Esta mostrava o réptil a passear nos jardins da Casa da Plantação, a residência oficial do governador.

Os seguintes anos trouxeram várias inovações ao mundo, e Jonathan viveu todas elas. Atualmente, os seus principais cuidadores são Teeny Lucy, a presidente da SPCA, um abrigo local de animais, e o veterinário Joe Hollins. O gigante também partilha as atividades diárias com as tartarugas David, Emma e Fred, sendo o primeiro o segundo animal mais velho da ilha, com 83 anos.

Para celebrar os 190 anos de vida, Jonathan ganhou um verdadeiro banquete e um bolo com todos os seus petiscos favoritos. Os residentes locais também foram convidados a juntar-se ao réptil e aos seus cuidadores para celebrações que duraram desde o passado sábado, 3 de dezembro, até esta segunda-feira, 5 de dezembro.

Tem dois recordes do Guiness

Apesar de ser cego dos dois olhos e não ter olfato, Jonathan vive normalmente e consegue andar por todos os lados da propriedade. Apesar do status de celebridade, tem uma vida tranquila e é sempre amigável com aqueles que lá o visitam. Reconhece a voz de Teeny Lucy e de Joe Hollins, reagindo a andar na direção dos dois cuidadores responsáveis por alimentá-lo.

Hoje, além de ser considerado o animal terestre mais velho do mundo, recentemente conquistou o título de tartaruga mais velha de sempre. Antes de Jonathan, quem detinha o anterior recorde de quelónio (ordem de animais da classe dos répteis, a que pertencem as tartarugas terrestres e aquáticas e os cágados) mais velho era Tu’i Malila, uma tartaruga de Madagáscar oferecida à família real de Tonga pelo capitão Cook em 1777 e que morreu em 1965 aos 188 anos de idade.

“Sendo o animal terrestre mais antigo do mundo, ele tem um status quase real cá”, disse Teeny Lucy ao “The Dodo”. “Ele interage de forma amigável, desde que as pessoas se movam lentamente ao seu redor. Toda a gente gosta muito dele”. 

Há alguns anos, Jonathan teve alguns problemas de saúde. Contudo, após uma mudança na dieta, logo desapareceram. Atualmente, está saudável e pronto para mais um século. Adora apanhar sol, acasalar e fazer novos amigos.

Percorra a galeria para conhecer o gigante e ver as celebrações do passado fim de semana.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT