Animais

Kenzo é um gigante gentil. Tem 85 quilos e as pessoas confundem-no com um leão

Come dois quilos de carne crua por dia e quando fica de pé, tem 1.82 metros de altura. É muito meigo e só quer receber atenção.
Kenzo vive em Londres com a família.

É um verdadeiro gigante, mas o que tem de tamanho, tem de amor para dar. Kenzo é um cão da raça Pastor-da-Ásia-Central que dá o que falar por onde passa. O gigante veio da Bielorrúsia e foi em Londres, na Inglaterra, que encontrou um lar. Mas quando cresceu, a família não conseguiu lidar com o seu tamanho e Kenzo teve de mudar novamente. Desta vez, continuou na mesma cidade.

Foi Jamal Miah, amigo do seu antigo tutor, que o acolheu. “Estava à procura de adotar um cão mas um colega havia comprado o Kenzo sem perceber o quão grande ele ia ficar”, disse à agência de notícias britânicas South West News Service (SWNS). “Algumas pessoas disseram-me que ele vai parar de crescer aos três anos e outras, aos quatro”.

Kenzo tem agora três anos e come, por dia, dois quilos de carne crua. Com 85 quilos e 1.82 metros quando fica de pé, o cão tem a altura e o peso de um homem comum. “Costumo gastar entre 25 a 30 libras [22 e 24 euros à taxa de câmbio atual] por semana apenas na comida crua”, contou o tutor. Por ano, tem um custo total de cerca de 1,200 libras (cerca de 1,300 euros) na alimentação do cão.

Quando chegou ao novo lar, as duas filhas miúdas de Jamal tinham medo do gigante. “Elas tinham medo por causa do seu tamanho”, partilhou. “Mas depois de alguns passeios, acostumaram-se com ele. Ele sabe que elas são as minhas filhas, por isso, agora é como se fosse o protetor natural delas”, acrescentou.

O cão de todos

Apesar de as pequenas tutoras se terem habituado ao gigante, as pessoas na rua continuam a surpreender-se. “Algumas ficam com medo e atravessam a rua quando o veem. Já outras, só querem acariciá-lo e dar-lhe amor”, sublinhou. “Ele é muito grande mas é um filhote. Elas perguntam-me cenas do género ‘Que cão é este?’, ‘O que é isso?’ ‘Isso é um pónei?’ ‘É um leão?'”, acrescenta.

Embora não seja o rei da selva, muitas vezes o gigante é tratado como um — afinal, são mais de 80 quilos. Na primeira casa onde viveu com Jamal, o tutor construiu-lhe um espaço privado do lado de fora. Mas o gigante não se acostumou e ladrava durante toda a noite. “Os outros moradores começaram a queixar-se e tive de comprar uma nova casa. Já estava à procura de uma, portanto juntei o útil ao agradável”, disse.

Agora, na casa onde vive, Jamal teve de instalar barras de ferro no jardim para evitar que Kenzo fugisse. Além disso, por ser uma das raças mais antigas do mundo — existe há mais de 5 mil anos —, os animais foram feito para estar no exterior. E para acostumar o gigante a ficar em casa, Jamal teve de contratar um treinador.

“Um Pastor-da-Ásia-Central não é um cão para um dono de primeira viagem. Eles são animais para serem criados e viverem ao ar livre”, frisou. “Eu queria que ele fosse um cão de família amigável e que quebrasse o estigma que existe sobre os cães grandes”, realçou. E quem conhece Kenzo, apaixona-se pela sua personalidade de bebé. O gigante adora festas e carinho e se pudesse, passava o dia a recebê-los.

Jamal é fundador do OMG Education, um programa que visa educar as crianças através do contacto com a música e filmes. Diariamente, Kenzo acompanha-o em escolas e passa o dia entre os miúdos.

Carregue na galeria para conhecer Kenzo, o “leão” doméstico.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT