Animais

Ninguém lhe resiste. Labrador é a raça mais popular nos EUA há 30 anos

O Caniche também está a reconquistar popularidade e sobe ao top five 25 anos depois.
Os Labradores são ótimos cães de companhia e muito amigos das crianças.

O inteligente e brincalhão Labrador Retriever — que é procurado não só como animal de família mas também como cão de serviço, seja como guia de invisuais ou em missões de busca e salvamento — foi em 2021, pelo 31.º ano consecutivo, a raça mais registada nos Estados Unidos.

A lista das raças mais populares de 2021 foi divulgada no passado mês de março pelo American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registo genealógico de cães de raça pura do mundo, fundado em 1884 nos Estados Unidos. E o simpático e leal Labrador continua a encabeçar a lista dos favoritos.

“O temperamento e a versatilidade dos Labradores são duas das características que contribuem para a sua permanente popularidade”, aponta o AKC, que elabora anualmente a sua lista com base nos dados de registo das raças nos EUA.

No top 10, logo a seguir ao Labrador, seguem-se o Bulldog Francês, Golden Retriever, Pastor Alemão, Caniche, Bulldog Inglês, Beagle, Rottweiler, Braco Alemão de Pelo Curto e Dachshund (ou Teckel, também conhecido como cão salsicha).

Uma das grandes novidades é a entrada dos caniches para a quinta posição do ranking, o que não acontecia desde 1997. Volta, assim, a estar nos lugares cimeiros da popularidade junto dos norte-americanos, nesta lista que conta com 197 raças.

Há também uma nova raça neste ranking. Trata-se do Biewer Terrier, que entrou diretamente para o 83.º lugar.

A maioria das raças manteve no ano passado os níveis de popularidade atingidos em 2020, mas houve algumas exceções, explica o AKC. Foi o caso do Field Spaniel, descendente do Spaniel Inglês, que pulou 24 lugares no ranking, para a 136.ª posição. Em sentido contrário, o Puli — de origem húngara e usado inicialmente no pastoreio — desceu 21 lugares para o 164.º

Carregue na galeria para conhecer melhor as 10 raças mais populares nos EUA.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT