Rosie desapareceu sem deixar rasto. A Labrador estava num passeio noturno com os tutores, Mark e Kristy Haddow, quando, de repente, não voltou mais. Desesperado, o casal andou vários quilómetros à procura da cadela mas não teve sucesso. Nos dias que se seguiram, os papás” juntaram-se com dezenas de voluntários mas o grupo também não teve sorte. Pelo menos não até agora, quando a patuda foi “acidentalmente” encontrada.
Por coincidência — ou obra do destino—, Rosie entrou num restaurante de take-away no passado domingo, 3 de setembro. Mas não num qualquer. Do lado de fora, o Baba’s, como é conhecido o espaço que vende hambúrgueres, pizzas e gelados, havia colocado um cartaz de desaparecimento com a fotografia da patuda.
Pela manhã, assim que viu a cliente de quatro patas a entrar no espaço, o proprietário, Saif Rashid, reconheceu-a de imediato. “Tínhamos acabado de chegar e ela estava lá. Agarrei-a pela coleira e não a soltei mais”, disse ao jornal escocês “Perthshire Advertiser”.
Rosie havia desaparecido a 19 de agosto no Bertha Park, na cidade de Perth, Escócia. Após passar a noite inteira a procurá-la, a família resolveu contactar um serviço local de animais desaparecidos, o Missing Pets, Perth and Kinross Scotland. Durante duas semanas, vários voluntários reuniram-se para procurar a cadela, seja na cidade ou nas florestas nos arredores. No entanto, não houve qualquer sinal de Rosie.
“Dissemo-lhes para deixar algumas roupas da família em locais aleatórios, pedimos que alguém estivesse sempre em casa e que as informações do microchip fossem atualizadas para que as autoridades pudessem ser contactadas”, explicou a associação.
James, um dos voluntários, também teve a ajuda do seu cão de busca, Raven, e de um drone com câmara termográfica para encontrar Rosie. Porém, nem mesmos os melhores equipamentos conseguiram encontrar a Labrador. “Apesar de todos os nossos esforços para encontrá-la, a Rosie era uma campeã a jogar às escondidas”.
O mistério do seu desaparecimento sem deixar qualquer rasto intrigou os voluntários que, até agora, não sabem por onde a patuda pode ter andado. E embora tenha passado vários dias longe de casa, Rosie está bem de saúde. “Como podem imaginar, houve muitas lágrimas de felicidade quando se reuniu com a família”, referiu a associação. “Ela só perdeu peso e estava coberta de carraças”.
Para agradecer toda a ajuda que recebeu, a família criou uma página no GoFundMe para arrecadar dinheiro para o Missing Pets, Perth and Kinross Scotland. Em poucos dias, conseguiu juntar mais de mil libras (o equivalente a 1,169€, à taxa de câmbio atual).
Carregue na galeria para conhecer Rosie, a cadela que encontrou sozinha o caminho de volta à casa.