Um leão fugitivo deixou uma pequena cidade italiana em estado de pânico. A polícia foi mesmo forçada a avisar os residentes para permanecerem em casa. O leão adulto, chamado Kimba, escapou do circo Rony Roller na madrugada de domingo, 12 de novembro, na cidade costeira de Ladispoli, perto de Roma.
O presidente da câmara de Ladispoli, Alessandro Grando, recorreu ao Facebook para alertar os residentes a ficarem dentro de casa enquanto a equipa do circo e as forças de segurança trabalhavam para recapturar o animal.
Os residentes partilharam nas redes sociais vídeos do leão a vaguear pelas ruas. Um dos vídeos foi captado a partir da janela de um carro, com o ocupante preso no interior. O jornal “Corriere Della Sera” revelou que a “caça” ao leão demorou sete horas, numa operação que envolveu a polícia local e três veterinários com espingardas carregadas com sedativos.
Não foi fácil apanhar Kimba. O leão conseguiu escapar a duas tentativas de o atordoar. Numa segunda publicação no Facebook, mais de cinco horas após a primeira, Alessandro Grando confirmou que o animal tinha sido “sedado e capturado” e devolvido à equipa do circo.
“Para aqueles que vão começar a perguntar: porque é que ainda trazem o circo com animais para Ladispoli? Porque autorizou o presidente da câmara o circo?”, “a resposta é que eu não autorizei nada, não é da minha responsabilidade fazê-lo, e infelizmente não podemos proibir circos com animais de virem à nossa cidade”, escreveu Grando.
O autarca concluiu: “Espero que este episódio possa despertar algumas consciências e que possamos finalmente pôr fim à exploração de animais em circos”.
Leão é o segundo maior felino
Por cá, se quiser ver leões ao vivo, pode passar pelo Jardim Zoológico de Lisboa e admirar este belo felino – o segundo maior do mundo, depois do tigre.
Percorra a galeria para conhecer mais alguns animais que pode visitar neste espaço na capital.