Animais

Leoas salvas da Ucrânia ganham nova vida na Escócia dois anos após resgate

Luna e Plusza, ambas com quatro anos, pisaram na nova e definitiva casa esta quinta-feira, 21 de novembro.
As duas irmãs.

Dois anos depois de serem retiradas da Ucrânia, Luna e Plusza, duas leoas com quatro anos, chegaram ao destino final. As irmãs vão viver agora no Five Sisters Zoo, na Escócia, onde vão finalmente deixar o trauma da guerra para trás. Esta quinta-feira, 21 de novembro, marcou o início da da nova vida das gigantes. 

“Podem precisar de algum tempo para se adaptarem ao novo ambiente, mas iremos mantê-los informados sobre o seu progresso”, avançou o centro de reabilitação e também jardim zoológico, que trabalhou em parceria com o santuário Natuurhulpcentrum Opglabbeek, na Bélgica, e com o centro de resgate Wild Animals Rescue Center, na Ucrânia. “Obrigado a todos mais uma vez pelo vosso apoio inabalável durante o nosso último resgate.”

Em 2022, Luna e Plusza foram resgatadas de uma área no leste do país que estava a ser constantemente bombardeada. As duas irmãs pertenciam a um proprietário de terras da região e depois de receberem tratamento veterinário urgente, foram para um santuário na Bélgica, onde ficaram a recuperar antes de rumarem até o destino final, em West Lothian, na Escócia. 

O espaço escocês foi criado por dois amantes de animais

Luna foi mais a mais atingida pelos bombardeamentos da guerra que já dura desde fevereiro de 2022. Mas graças ao trabalho do centro de cuidados para animais selvagens Wild Animals Rescue Centre, em Kiev, conseguiu recuperar. “A Plusza teve a sorte de evitar problemas de saúde graves, mas ainda assim enfrentou um stress significativo devido ao que passou.” 

Durante o tempo em que estiveram na Bélgica, as duas leoas conseguiram “recuperar e aprender a viver”. Quando já estavam saudáveis, rumaram até a nova casa definitiva.

No início deste ano, o Five Sisters Zoo resgatou também Yampil, um Urso negro asiático que também sobreviveu a fortes bombardeamentos na Ucrânia. No entanto, o gigante de 12 anos morreu em julho, após um procedimento anestésico.

O novo lar das duas irmãs começou como um centro de jardinagem criado por Brian Curran e a mulher, Shirley. Aos poucos, o casal começou a acolher animais selvagens feridos e deixados para trás. Foi assim que em 2005, decidiram constituir um pequeno jardim zoológico, para conseguirem ajudar cada vez mais espécies. Em 2015, salvaram quatro leões de um circo. Desde então, tem ajudado vários outros grandes felinos em situações semelhantes.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre as duas irmãs leoas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT