A Letónia celebrou a primeira nomeação de sempre nos Óscares em grande. Na passada semana, uma estátua do gato protagonista de “Flow”, realizado por Gints Zilbalodis, foi inaugurada na cidade de Riga, a capital. A produção letã chega a 20 de fevereiro aos cinemas portugueses.
“Uma estátua do gato de ‘Flow’ apareceu em Riga. Espero que não haja uma inundação…”, brincou o realizador, de 30 anos, no Instagram. O monumento foi feito em parceria com a Câmara Municipal de Riga. Zilbalodis criou os desenhos gráficos do gato e o escultor Kristaps Andersons transformou-os em 3D, segundo avança o jornal LSM+.
A estátua está localizada em frente ao Monumento da Liberdade de Riga, um memorial e ponto turístico construído em honra dos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letónia, entre 1918 e 1920. A nova homenagem ao gato estará em exibição em cima do letreiro de Riga até 1 de abril.
View this post on Instagram
O filme, que em português foi traduzido para “Flow — À Deriva”, conta a história de um gato vadio que tem uma vida solitária numa floresta. O felino tem a própria casa — uma cabana deixada para trás pelos humanos —, mas quando a região onde vive é inundada, vê-se preso num barco com animais de outras espécies (um cão, uma capivara, um pássaro Secretário e um lémure). Como diz a célebre frase de Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, e todos eles têm de aprender a lidar com as suas diferenças para sobreviver.
Miut, a gata de Gurwal Coïc-Gallas, o engenheiro de som da longa-metragem, foi escolhida pelo tutor para trazer a personagem principal à vida. O filme não tem qualquer diálogo entre os animais e, por isso, o som é essencial para a magia da produção. Já o Golden Retriever, foi baseado no cão de Zilbalodis.
Recentemente, o realizador confessou nas redes sociais que todos os sons foram gravados a partir de animais reais. No entanto, visto que as capivaras “não falam muito”, teve de ser criativo. Embora a equipa tenha conseguido gravar o som de um animal da espécie, optou por substituí-lo por sons de um camelo bebé.
O filme está nomeado em duas categorias dos Óscares: ”Melhor Filme de Animação” e “Melhor Filme Internacional”. Os vencedores das estatuetas douradas serão conhecidos na madrugada do dia 3 de março, uma segunda-feira.
A longa-metragem escrita por Zilbalodis e Matīss Kaža chegou aos cinemas na Letónia a 30 de outubro de 2024 e, antes disso, foi exibida em vários festivais de cinema, como o português “Motel X”, que acontece anualmente no Cinema Jorge no mês de setembro.
De seguida, carregue na galeria para conhecer a história de Bing, o Dogue Alemão que contracenou com Naomi Watts em “The Friend”. O filme chega também este ano aos cinemas.