Oito meses depois, a cidade de Lisboa volta a ter um Provedor dos Animais. A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por maioria, na passada quarta-feira, dia 30 de março, o nome de Pedro Paiva para o cargo, que estava vago desde agosto do ano passado, quando Marisa Quaresma dos Reis terminou as suas funções.
A escolha do novo Provedor foi aprovada com sete votos a favor, sete abstenções e dois votos contra.
Fundador da associação Pet B Havior e coordenador técnico do projeto de Terapias Assistidas com Cães a Crianças Vítimas de Cancro, Pedro Paiva, que deverá tomar posse durante o mês de abril, é também o apresentador do programa de televisão “SOS – Donos em Apuros”, transmitido na CMTV.
“A cidade de Lisboa precisa de ser olhada como um ecossistema no qual nem todas as espécies escolheram livremente fazer parte dele, mas onde têm a sua casa”, disse à PiT, Pedro Paiva, remetendo mais declarações para mais tarde, após tomar posse.
O nome de Pedro Paiva tinha sido proposto a 16 de março, mas a discussão e aprovação da proposta a submeter à Assembleia Municipal foi adiada após questões levantadas pela oposição sobre uma eventual incompatibilidade de funções.
O cargo de Provedor Municipal dos Animais de Lisboa foi criado em 2013 com o objetivo de “fazer face às inúmeras queixas que se iam avolumando relativas aos maus-tratos que afetavam a população animal da cidade de Lisboa”.
An investigadora e professora universitária Marisa Quaresma dos Reis sucedeu a Marta Rebelo e a Inês Sousa Real, atual líder do PAN, tendo concluído o seu mandato a Agosto de 2021.