Animais

Lisboa lança primeiro banco alimentar autárquico para animais de rua. Famosos apoiam

Várias figuras públicas já se associaram ao programa e marcarão presença na sua inauguração, a 11 de outubro.
Gatos errantes esperam dias melhores.

Os animais de rua encontram-se numa situação frágil em todos os sentidos. Não têm abrigos seguros, estão sujeitos às adversidades do tempo e a maus-tratos e nem sempre conseguem comer ou beber diariamente. Perante este problema, foi criado um projeto em Lisboa que visa minorar as dificuldades destes animais.

Chama-se Rede de Resposta Alimentar aos Animais de Lisboa (RRAAL) e é uma iniciativa da Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, “que recebeu uma total aceitação da Câmara Municipal”, explica o provedor, Pedro Emanuel Paiva. “O objetivo é proporcionar alimento para os animais de rua e, numa segunda fase, estender o projeto para apoiar quem tem animais e condições financeiras frágeis para os alimentar”.

A RRAAL, que será lançada no próximo dia 11 de outubro, às 18 horas, “tem na sua génese a dádiva, a partilha e o mecenato, sendo um programa aberto a todos aqueles que dele queiram fazer parte”, sublinha Pedro Emanuel Paiva à PiT.

Ágata Rodrigues, Alexandra Borges, José Carlos Malato, Diogo Faro, Heitor Lourenço, Eunice Maya, Nuno Eiró, Nuno Gama, Nelson e Sérgio Rosado são algumas das figuras públicas que já se associaram ao programa RRAAL e que marcarão presença na sua inauguração.

Lisboa
Programa arranca a 11 de outubro.

Projeto em Lisboa será monitorizado durante três anos

O projeto resulta da parceria entre a Provedoria, a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis, com as juntas de freguesia do município, instituições públicas, privadas e associações. Será monitorizado durante três anos pela Provedoria e pela Associação dos Médicos Veterinários, com o objetivo de recolher dados que possibilitem avaliar o impacto real do programa na cidade de Lisboa.

“Com a urgência de se criarem processos de mudança para um novo paradigma, que incontornavelmente envolva os animais de rua e com as necessidades sociais”, Pedro Emanuel Paiva enquadra o programa RRAAL como mais uma iniciativa pioneira na autarquia que se insere na missão que assumiu para a cidade desde que entrou em funções: “assegurar a proteção e o bem-estar a todos os animais”.

Percorra a galeria para saber mais sobre as prioridades na alimentação dos seus amigos de quatro patas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT