Mafalda Luís de Castro, atriz e ativista pelos direitos dos animais, está prestes a celebrar o seu 34.º aniversário e aproveitou a aproximação da data para fazer um apelo aos seus mais de 71 mil seguidores no Instagram. Numa story publicada nesta terça-feira, 8 de agosto, pede para que todos façam um donativo a favor da Organização Não-Governamental (ONG) ANIMAL, que a atriz apoia em todas as suas iniciativas.
“Olá, lindos e lindas que me seguem aqui no meu Instagram. Então tenho de vos dizer que eu faço aniversário no próximo sábado, dia 12, e lembrei-me que seria tão giro, mas tão giro, ai pah mas tão giro… e se… e se cada pessoínha que está aí por detrás desse ecrã, e que me segue nesta minha página, doasse um euro à ANIMAL?”, começa por dizer, no seu conhecido estilo muito descontraído.
Mafalda explica que esse dinheiro faria toda a diferença neste momento. “Um euro apenas e a ANIMAL saldava todas as suas dívidas e podia fazer muito mais coisas, como continuar o seu trabalho incrível que tem feito ao longo dos anos pelos nossos animais de Portugal – e que, para o fazer, precisa tanto da nossa ajuda”, diz. “Quem não conhece o trabalho da ANIMAL, clique aqui neste tag e siga a partir de agora. Conheçam o seu trabalho e apoiem”.
Para quem esteja hesitante em fazer uma doação direta, Mafalfa aponta outras opções: “Se estiveram na dúvida, tipo ‘ah, será que o dinheiro vai ser bem usado?’, podem por exemplo fazer um donativo diretamente no Hospital Veterinário do Arco do Cego, onde os animais da ONG ANIMAL são seguidos e depois, para me ofertarem esse presente, enviam-me um beijinho e dizem ‘já fiz um donativo lindo’. Também podem aceder ao link do GoFundMe gerado pela ANIMAL para saldar as despesas veterinárias”.
A expectativa de Mafalda é grande: “quem está comigo?”
“Já estou a visualizar. Eu tou.. olhem, vou fazer a cena do manifesto: ‘já tá, já fiz o aniversário, correu super bem, todo o mundo fez donativos, a ANIMAL está desafogada neste momento de despesas ao nível do financeiro’”, diz Mafalda, para logo depois encarnar uma personagem que é misto da sua própria filosofia de vida e também de alguma ironia pela forma como é vista por alguns: “Quem está comigo, hã? Quem está comigo? Quem não resiste a dar um presente destes tão fofinho por uma pessoa tão boazinha como eu, que gosto tanto de ajudar os outros mais desgraçadinhos, não é?”.
A ANIMAL, recorde-se, realizou a 15 de abril a sua habitual marcha pelos direitos dos animais (que não acontecia há quatro anos devido à pandemia), que contou com cerca de 500 participantes. O percurso começou no Campo Pequeno e terminou junto à Assembleia da República, onde se pediu que a proteção dos animais fosse “inequivocamente” inserida na Constituição Portuguesa, no âmbito da revisão em curso da lei de 2014 que criminaliza os maus tratos.
Sobre o número de participantes — e sem querer fazer comparações com a marcha de 21 de janeiro organizada pelo grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA), de Rita Silva, presidente da ANIMAL —, disse à PiT que “estiveram presentes as pessoas que sentiram que deviam estar”.
“A marcha pretende ser um evento construtivo e, nesse sentido, correu bem, o objetivo foi cumprido. É feita por pessoas que pensam de forma semelhante”, acrescentou.
Depois da longa caminhada e dos discursos em nome dos animais, a marcha terminou com um DJ set de Mafalda Luís de Castro, que se apresenta como “rafeira vegana”, e do DJ Progressivu.
É atriz desde os 11 anos, faz dobragens e adora animais
A carreira de Mafalda Luís de Castro começou em 2001, quando participou na telenovela “Olhos de Água”, da TVI – que se estreou em fevereiro desse ano. E foi um feliz acaso esta sua entrada na representação aos 11 anos, até porque a sua ideia era ser ginasta profissional ou jornalista, como os pais.
“A minha irmã [Joana Castro] é que nasceu com esta vocação e sonho. E eu também queria por imitação, a verdade é essa. Nós íamos aos castings juntas e tudo. Até que um dia fiquei eu num casting que era para ela. Foi um processo complicado porque a minha irmã Joana era adolescente eu tinha apenas 11 anos. Ela ia fazer o casting para a novela ‘Olhos de Água’, eu ia só acompanhar e, quando chegámos, o António Pedro Cerdeira, que estava a fazer o casting, olhou para mim e disse que eu tinha o perfil ideal e acabei por ficar”, contou em entrevista à revista “Flash”, em 2018.
Desde aí, foi participando em telenovelas e séries, tendo sido protagonista na série juvenil “Lua Vermelha”, da SIC, onde faz o papel de Isabel, uma humana que está apaixonada por um vampiro.
De vez em quando precisa de se distanciar um pouco do mundo das câmaras e aponta a outros caminhos. Mafalda faz também dobragens e teatro, tendo feito parte do elenco da peça “O Senhor Puntila e o seu Criado Matti”, de Bertolt Brecht.
A paixão pelos animais move Mafalda
A par da sua carreira profissional, a paixão pelos animais levou-a, desde cedo a ser voluntária na associação Chão dos Bichos, e a adotar cães e gatos – que trata como filhos. E diz ser “uma mãe muito dedicada”, coisa que com uma novela é mais complicado”. “Para verem, metade do meu dia, normalmente, quando não estou a gravar, é passado a passear cães, a dar medicamentos, a limpar areias de gatos porque eu quero que esta minha família não humana seja feliz. E eu quero desfrutar do meu tempo com eles”, contou na mesma entrevista.
Tinha 24 anos quando começou a mudar a sua alimentação, tornando-se vegetariana. O processo continuou, foi deixando também de comer derivados animais, como leite e ovos, e tornou-se vegan.
Conhecida defensora da abolição da tauromaquia, sobre esse “espetáculo” disse em 2019 à plataforma Portugal sem Tourada: “A tourada nunca devia ter sobrevivido até hoje e é inacreditável que no século XXI ainda exista”. “Deixem os animais em paz!”, apelou.
Percorra a galeria para ver algumas fotos da atriz ao longo dos últimos anos, e a sua paixão pelos animais.