Animais

Maior icebergue do mundo encalha perto de ilha remota cheia de pinguins

Desde 2020, quando se libertou da plataforma continental da Antártida, que tem feito uma lenta viagem para norte.
Já encalhou.

Com 3.360 quilómetros, é maior do que toda a Área Metropolitana de Lisboa e pesa mil milhões de toneladas. Conhecido como A23a, o maior icebergue do mundo, que se separou da plataforma continental da Antártida em 1086, parece ter encalhado perto da remota ilha da Geórgia do Sul, lar de milhões de pinguins e focas.

A plataforma de gelo terá ficado a cerca de 70 quilómetros da ilha, evitando uma colisão contra um importante local de vida selvagem, anunciou na semana passada a British Antarctic Survey. Desde dezembro que o icebergue tem andado à deriva e a ser levado pelas poderosas correntes oceânicas.

A possibilidade de chocar contra a ilha foi motivo de preocupação no último mês, uma vez que poderia colocar em causa a alimentação de crias de pinguins e de focas, segundo a instituição britânica. “Se o icebergue continuar encalhado, não esperamos que afete significativamente a fauna local”, assegurou o oceanógrafo Andrew Meijers, responsável pela monitorização da plataforma.

Para já, é impossível saber se o enorme bloco de gelo ficará preso para sempre ou se voltará a ficar à deriva. Além de ser o maior do mundo, o A23a é também o icebergue mais antigo, tendo-se desprendido da plataforma continental da Antártida em 1986, apesar de ter continuado contíguo durante mais de 30 anos, antes de se libertar, em 2020.

Desde então, tem feito uma lenta viagem para norte, ocasionalmente atrasada por forças oceânicas.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT