Animais

Mamã ganha concurso de urso mais gordo do ano e derrota macho que matou o seu bebé

Em julho, Chunk atacou uma das suas crias. A fêmea conseguiu salvar o segundo bebé, tendo conquistado a simpatia do público.
Uma guerreira.

Foi uma vitória confortável e que trouxe alegria para todos os que votaram — especialmente as mulheres. A fêmea 128 Grazer foi eleita o urso mais gordo do ano, durante a competição Fat Bear Week, que escolhe o animal da espécie mais rechonchudo no momento que antecede a hibernação. A gigante entrou para a história como a primeira vencedora que ainda está a cuidar de uma cria. 

A competição foi divida entre confrontos que decorreram diariamente até restarem apenas 128 Grazer e 32 Chunk, um dos animais mais dominantes do Parque Nacional de Brooks River, no Alasca. Apesar da força que tem na natureza, o urso não teve hipóteses contra a mamã: a fêmea conquistou 71.248 votos enquanto o macho esteve perto de chegar nos 30.500. 

A história de superação de 128 Grazer foi o que juntou uma multidão de fãs. Grazer nasceu em Brooks River em 2005 e agora, quase 20 anos depois e com a sua terceira ninhada, tornou-se numa das progenitoras mais conhecidas no parque.  “A sua natureza destemida é respeitada por outros ursos que muitas vezes optam por lhe dar espaço em vez de arriscar um confronto”, aponta a organização do concurso.

Por causa disso, a mamã está quase no topo da hierarquia, ficando atrás apenas dos machos maiores, entre eles Chunk. Ainda assim, nem isso foi o suficiente para fazê-la desistir de um dos seus bebés. 

Em julho, as suas duas crias foram arrastadas pelas cataratas enquanto a ursa pescava. A água carregou os dois irmãos em direção a Chunk, que se encontrava mais abaixo do rio. Desesperada, a mãe ursa correu para defender os seus filhotes, mas não chegou a tempo — o macho conseguiu ferir a cria que estava mesmo ao seu lado. Mais tarde, não resistiu aos ferimentos.

Depois de uma luta complicada, Grazer conseguiu salvar o outro filhote, que participou também na competição deste ano, na categoria júnior.  “As capacidades e resistência de Grazer fazem dela um dos ursos mais formidáveis, bem-sucedidos e adaptáveis ​​de Brooks River”, aponta. “A sua história este ano demonstra que mesmo a mãe mais hábil passa por dificuldades e perdas.” 

Vários admiradores da destemida mamã celebraram a vitória. “Finalmente uma ‘mulher’ com o corpo pós-porto está a ser celebrada”, brincou uma deles. “Concordo que o Chunk seja o mais gordo, mas respeito a vingança de Grazer”, acrescentou outro. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer todos os concorrentes rechonchudos deste ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT