Animais

Mamma Mia! Foi descoberta uma nova aranha e recebeu o nome de ABBA

Os cientistas que descobriram o novo género de aracnídeo são fãs do grupo musical sueco e resolveram homenageá-lo.
É muito pequena.

Sempre que um investigador descobre um novo género animal, a tradição é que escolha o nome a dar-lhe, e a tendência mais recente é que lhes sejam atribuídos nomes de celebridades ou bandas que admira. Foi o que aconteceu agora com a descoberta de um novo género de aranha, que recebeu o nome de Abba transversa. Isto porque os cientistas que lhe deram esta designação são mega fãs do grupo musical sueco com o mesmo nome.

Os biólogos brasileiro Pedro Castanheira e alemão Volker Framenau, investigadores da Murdoch University, em Perth, na Austrália, passaram 15 anos a desenvolver um trabalho científico sobre aranhas ao som de músicas como “Mamma Mia!”, “Dancing Queen”, “Chiquitita” e muitos outros êxitos da banda sueca. Agora que o estudo foi divulgado, revelaram também o nome dado à aranha que descobriram.

O estudo, publicado na revista científica “Evolutionary Systematics”, refere que a Abba transversa é atualmente o único membro deste novo género de aracnídeo. É uma aranha extremamente pequena, medindo apenas três a quatro milímetros, e até agora apenas foi encontrada nas zonas costeiras de Nova Gales do Sul e de Queensland, na Austrália.

Abba
Diferencia-se pelas duas manchas escuras no abdómen.

Nestes 15 anos de investigação, os dois cientistas analisaram 12.000 registos de aranhas em museus australianos e em coleções fora do país, já que, como sublinha Pedro Castanheira em comunicado, “a descrição de novos grupos taxonómicos é vital para os planos de gestão da conservação, de modo a avaliar a biodiversidade e proteger as áreas florestais em toda a Austrália”. “Atualmente 80% das espécies de aranhas australianas são desconhecidas”, acrescenta o biólogo.

A Abba transversa pertence à família Araneidae, que conta atualmente com 188 géneros e mais de três mil espécies em todo o mundo. A aranha agora dada a conhecer diferencia-se pela presença de duas manchas escuras no meio do abdómen e também pelo facto de o abdómen se sobrepor à carapaça.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT