Animais

Margem Sul: Voluntários juntam-se para ajudar cuidador de “mais de 60 gatos”

A equipa da 2RS decidiu fazer um passeio solidário diferente após conhecer a história do protetor. Doou bens essenciais.
O passeio decorreu a 3 de março.

Nem só de tragédias e dificuldades vive a causa animal. Há também dias de alegrias, especialmente quando todos se juntam para um bem maior. A 2 Rodas Solidárias (2RS) e aqueles que a apoiam partiram para a estrada este domingo, 3 de março, em direção à Margem Sul para mais um passeio solidário. Desta vez, as ajudas tiveram um destinatário diferente.

Ainda em fevereiro, quando procurava um abrigo ou associação para ajudar, o presidente, Duarte Fernandes, encontrou O Abrigo da Bichada. No entanto, conta à PiT, quando entrou em contacto com os responsáveis, foi informado que a associação já não tinha um espaço físico, mas conheciam alguém que poderia beneficiar dos donativos: Abdul, um cuidador de gatos na Margem Sul.

Quando criou a 2RS, em 2017, o antigo DJ e atual presidente da equipa de resgate e ajuda solidária começou com passeios de motas e carros em direção a uma associação para entregar bens essenciais reunidos ao longo das semanas. Mas este mês, após conhecer melhor a história de Abdul, seguiu um novo rumo. “Decidi fazer um fator surpresa a este senhor, e não visitar um abrigo como fazemos sempre nos primeiros domingos”, explica.

Diariamente, o cuidador “sobe e desce escadas e percorre terrenos perigosíssimos” para cuidar de mais de 60 gatos na região. “O mais chocante para nós foi saber e observar que o seu estado de saúde, vive o dia a dia com fornecimento de oxigénio… é de facto de louvar”.

Enquanto descarregavam os bens, entre alimentos, medicamentos e outros, os voluntários foram acompanhados por um gato preto, que até fez a sesta em cima do carro da equipa de intervenção.

Quando por acaso fundou a 2RS, que hoje conta com o apoio da cantora Rita Guerra, a primeira associação que Duarte ajudou foi a UPPA (União Para a Proteção dos Animais), eleita como a Associação do Ano PiT durante a gala de entrega dos Prémios NiT que decorreu a 21 de fevereiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Hoje, passado quase sete anos, a equipa já fez dezenas de passeios solidários, todos no primeiro domingo de cada mês com um único objetivo: ajudar aqueles na linha da frente.

De seguida, carregue na galeria para ver como correu o passeio de 3 de março e outras intervenções da 2RS.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT