Animais

Mimosa ficou presa num telhado após temporal — a vaca até “conversou” com salvadores

Estava a três quilómetros da propriedade onde vivia e teve de ser resgatada pelos bombeiros. Vários animais estão a ser salvos.
Já está segura.

Mimosa viveu uma aventura e nem sabe dizer como. A vaca foi levada pelas inundações causadas pelo ciclone extratropical que atingiu Estrela, uma das 79 cidades afetadas no sul do Brasil na segunda-feira, 4 de setembro. O vídeo viral do acontecimento foi partilhado dois dias depois, por um funcionário da Câmara Municipal.

Segundo o jornal “Estadão”, Mimosa foi arrastada cerca de três quilómetros da propriedade onde vivia pelas correntezas do Rio Taquari, que sofreu uma subida devido ao ciclone. Quando tudo se acalmou finalmente, a vaca descansou no telhado de uma casa. O problema é que quando o nível das águas baixou, lá ficou.

No vídeo viral, é possível ver Mimosa a andar tranquilamente pelo telhado e quando ouve o seu nome, até responde com mugidos. Sem conseguir sair, a vaca deitou-se no topo da propriedade e esperou até ser resgatada.

O corpo de bombeiros foi contactado pela câmara e o plano inicial era retirá-la da residência com a ajuda de um guindaste. Mas o teto acabou por partir antes que o pudessem usar e Mimosa caiu dentro da casa. Contudo, não ficou ferida.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Na cidade de Estrela, 600 pessoas ficaram desalojadas devido aos estragos. As famílias estão agora abrigadas em dois ginásios locais. O ciclone colocou 79 cidades em estado de calamidade e provocou 42 mortos. O governador do Rio Grande do Sul já alertou para a possibilidade deste número aumentar à medida que as equipas de resgate avancem no terreno.

Além de Mimosa, vários outros animais estão a ser resgatados no Brasil. Na Praia de Paquetá, às margens do Rio dos Sinos, em Porto Alegre, três cães foram salvos pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA). O trio ficou cercado pelas águas numa construção e teve de ser retirado com a ajuda de um barco.

Em São Sebastião do Caí, um homem também arriscou a própria vida para salvar três crias de Labrador. Marco Aurélio Filho carregou os filhotes pelas águas e não desistiu até todos estarem seguros. “Isso aí é de coração. Animal é tudo, como um filho”, disse ao G1.

Carregue na galeria para ver os animais que estão a ser resgatados no Brasil.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT