O passado dos animais resgatados fica frequentemente por descobrir, e o de Miss Piggy, apesar de levantar várias questões, permanecerá apenas com ela. A Buldogue Francesa foi acolhida na passada terça-feira, 21 de outubro, pelo Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra, depois de ter sido encontrada sozinha na Lagoa Azul, sem Sintra.
Miss Piggy foi resgatada a 3 de outubro pelo Sítio dos Animais, o Canil Municipal de Sintra, que respondeu a um pedido de ajuda de alguém que encontrou a cadela no local, explica à PiT Anabela Coelho, uma das responsáveis pela associação do concelho. A patuda, que terá cerca de quatro anos, é paraplégica.
“Não sabemos exatamente o que é que aconteceu”, diz Anabela. De acordo com os veterinários, a condição poderá ter sido o resultado de “uma fratura na coluna que já cicatrizou”, pelo que é assim que a patuda viverá o resto da vida. O objetivo do abrigo é que “recupere mais alguma mobilidade”, e com ela qualidade de vida.
Ver esta publicação no Instagram
A responsável conta que as primeiras semanas da cadela no canil foram passadas com amor e com o melhor cuidado que os funcionários puderam garantir. “Juntaram-se todos e compraram-lhe uma cadeirinha, mas sabiam que ali as hipóteses de melhoria dela eram mais baixas”, explica. Assim, a entidade optou por recorrer ao protocolo de que beneficia com a associação para pedir que acolhessem Miss Piggy.
Anabela lamenta não ter mais informações sobre o seu passado, mencionando que a patuda não tinha microchip, admitindo a suspeita de que tenha sido abandonada por causa da lesão na coluna, e presumindo que estivesse há vários dias sozinha, devido à condição corporal, que “estava abaixo do peso”.
A cadela foi internada no Hospital Veterinário da Arrábida, onde está a cumprir fisioterapia intensiva, e onde ficará durante pelo menos um mês. “Ela tem uma vontade inacreditável de viver, e também daí ninguém ter ficado indiferente”.
Depois de concluir o primeiro mês, a responsável explica que a evolução será avaliada. “Possivelmente terá de ficar mais tempo, e depois já temos uma FAT, mas vamos tentar uma adoção, que ela merece”.
A organização de Sintra garante que fará o melhor por Miss Piggy, pedindo donativos que ajudem a sustentar os custos que, diz Anabela, “deverão rondar os 1000 euros”, e continuarão a subir. Os contributos podem ser enviados por transferencia bancária (IBAN PT50 0033 0000 45378776778 05) ou por MBWay (964777425 ou 969007240).
Carregue na galeria para conhecer alguns dos animais para adoção ao abrigo do Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra.














